Único campeão da história da categoria dos penas do UFC, José Aldo tem de lidar com pressão, adversários famintos pelo seu título, carregar o peso de ser o mais antigo campeão brasileiro na organização e mais. A poucos dias de mais um desafio, no UFC 194, quando encara o irlandês Conor McGregor, pela unificação dos títulos da divisão, o LANCE! aponta os cinco grandes motivos para os fãs acreditarem que essa coroa de rei não sai do Brasil.
Ele não brinca em serviço
Independente de ser um dos maiores lutadores do mundo e dominar a maioria dos rivais, o fã de lutas nunca viu o brasileiro fazendo graça dentro do octógono ou não levando a sério o trabalho feito dentro do cage. Seja contra quem for, Aldo sempre consegue desempenhar uma estratégia calculada.
Arsenal completo
Aldo é mais completo que Conor McGregor. O irlandês é um grande lutador, ninguém tem dúvidas. No entanto, agora ele terá seu teste de fogo. Contra José Aldo, ele terá um adversário que tem uma trocação melhor que a sua, além de um jogo de chão mais afiado e mais velocidade. Aldo sobra em muitos quesitos no confronto com o rival.
Chutes baixos
O brasileiro sabe bem como poucos usar do artifício. Fã e pupilo de Pedro Rizzo, lendário atleta conhecido pelo êxito nos golpes, Aldo pode usar de forma inteligente o ataque, uma vez que Conor McGregor tem o joelho machucado - ele já passou por duas cirurgias no local e pode se machucar se atacado de forma proposital.
Experiência
Aos 29 anos, José Aldo já passou por diversos adversários na carreira e protagonizou lutas muito mais competitivas que o rival, inclusive no UFC. O brasileiro pode se sair melhor em um momento de adversidade e conseguir virar o jogo. Ele já demonstrou frieza e experiência em diversas situações.
Acostumado a pressão
Desde que estreou no Ultimate, em 2011, com o cinturão do WEC na bagagem, Aldo já veio como campeão. Dessa maneira, o brasileiro não fez uma sequer luta na franquia que não fosse defesa de título. Contra Conor McGregor, Aldo vai para sua oitava manutenção do posto de número um. Em sua estreia no UFC, por exemplo, ele lutou diante de 55 mil pessoas torcendo contra no Canadá, diante de Mark Hominick.
ASSISTA AO UFC 194 AO VIVO!
O UFC 194 acontece neste sábado e além de Aldo x McGregor conta com Chris Weidman x Luke Rokchold pelo cinturão dos médios e também o confronto entre Ronaldo Jacaré e Yoel Romero. Demian Maia, Warlley Alves, Léo Santos e Marco Lyoto completam o time brasileiro.
Confira as lutas do UFC 194
Card principal
José Aldo x Conor McGregor
Chris Weidman x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Demian Maia x Gunnar Nelson
Max Holloway x Jeremy Stephens
Card preliminar
Urijah Faber x Frankie Saenz
Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Warlley Alves x Colby Covington
Léo Santos x Kevin Lee
Joe Proctor x Magomed Mustafaev
John Makdessi x Yancy Medeiros
Court McGee x Márcio Lyoto