Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barbosinha celebra sucesso do seu livro: ‘Espero que sirva de inspiração para muitas pessoas’

'Sensei – O Caminho e a Arte de Marco Antônio Barbosa' traz toda história do casca-grossa Barbosinha nas artes marciais

Marco Barbosinha (à direita) junto de Fernando S. Santos, autor do livro (Foto: Marcos Castro)
Escrito por

Em janeiro deste ano, foi lançado o livro “Sensei – O Caminho e a Arte de Marco Antônio Barbosa”, que traz em detalhes toda a história de Barbosinha nas artes marciais. A primeira tiragem teve mil exemplares, todos já vendidos, e em entrevista à TATAME, Barbosinha celebrou o sucesso da publicação escrita por Fernando S. Santos.

- Fiquei muito feliz com o retorno do livro. Meu objetivo com ele é contar a minha história nas artes marciais, deixar ela marcada. Assim como eu tenho as lives no Instagram para deixar um arquivo pra mim e para os seguidores, o livro também cumpre esse papel, como se fosse um pequeno diário - disse Barbosinha, que é faixa-preta de Jiu-Jitsu e Judô.

Líder da equipe B9 Barbosa Jiu-Jitsu, além de um dos grandes nomes da arte suave paulista, Barbosinha espera que o livro sirva de inspiração para outras pessoas e atletas: - É a trajetória de um garoto, como qualquer outro, que tem dificuldades e sonhos, mas que agarrou todas as oportunidades que surgiram para crescer. É uma história de superação - completou.

Por fim, o faixa-preta contou como surgiu a ideia de escrever “Sensei – O Caminho e a Arte de Marco Antônio Barbosa”, que segue disponível em formato e-book. O livro inclui os primeiros passos de Barbosinha nos tatames, a carreira como competidor, o Pan-Americano de Havana e o sucesso como um dos professores mais respeitados de São Paulo.

- Muitos amigos, alunos e conhecidos do esporte pediam para eu compartilhar a minha história nas artes marciais. Um dia um jornalista que estava escrevendo sobre o Jiu-Jitsu paulista me procurou para uma entrevista e tive esse clique, de que precisava deixar a minha história gravada, marcada. E o Fernando S. Santos, autor do meu livro, colaborou para tornar isso realidade - encerrou.