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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 09/06/2025
06:40
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A Seleção Brasileira assumiu o topo do ranking global dos maiores acordos de fornecimento de material esportivo entre seleções. Em dezembro de 2024, a CBF anunciou a renovação do contrato com a Nike até 2038, com cifras impressionantes: US$ 100 milhões (cerca de R$ 608 milhões por ano), além de royalties e bonificações que podem elevar o valor anual para até R$ 1 bilhão.

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Com isso, o Brasil igualou Alemanha e França e passou a ter o maior contrato de fornecimento esportivo do futebol de seleções.

👕 Maiores contratos entre seleções e fornecedoras:

Fonte: SportsCal

SeleçãoFornecedoraPeríodoValor anual (USD)

Brasil

Nike

2027–2038

$100 milhões

Alemanha

Nike

2027–2034

$100 milhões

França

Nike

2026–2034

$100 milhões

Inglaterra

Nike

2018–2030

$ 42,45 milhões

Argentina

Adidas

2024–2038

$ 30 milhões

Itália

Adidas

Multianual (2023–)

$ 29,32 milhões

Espanha

Adidas

2027–2030

$ 22,5 milhões

Portugal

Puma

Multianual (2025–)

$ 15 milhões

Holanda

Nike

2015–2026

$ 12 milhões

Bélgica

Adidas

2020–2026

$ 3 milhões

🌍 Tendência global: Nike dispara na frente

Os acordos firmados pela Nike com Brasil, Alemanha e França em 2024 criaram um novo patamar no mercado de patrocínios para seleções. A marca norte-americana está investindo pesado e se distanciando das concorrentes Adidas e Puma, tanto em volume quanto em valor.

Para a Nike, manter a Seleção Brasileira no portfólio era fundamental, mesmo diante da pressão financeira. A renovação antecipada com a CBF, antes mesmo do fim do atual contrato (em 2026), foi uma medida estratégica para evitar a perda dos direitos para rivais.

📈 O que esperar do mercado?

Com a valorização acelerada dos acordos, federações como Itália e Holanda também devem entrar em novas rodadas de negociação nos próximos meses. A tendência é que as exigências aumentem — especialmente após o novo padrão estabelecido pelas cifras bilionárias de Brasil, Alemanha e França.

Se Nike continuará com o apetite financeiro ou se Adidas e Puma aumentarão suas apostas, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: o jogo dos patrocínios de seleções entrou em uma nova era.

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Seleção Brasileira tem contrato milionário com a Nike (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
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