O patrocínio da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) destinado a toda Série A2 do Campeonato Carioca teve como principal beneficiado o América-RJ e 22% do valor retido como comissão pela empresa que agenciou o contrato, a Ônix Organização e Produção de Eventos. A empresa tem entre seus gestores Márcio Estrella, que também é dirigente do América e amigo do senador Romário (PL-RJ), que preside o clube.
➡️Flamengo define qual empresa será a nova patrocinadora máster do clube
Segundo reportagem do portal “Uol”, o patrocínio total da Loterj para a Série A2 é de R$ 14 milhões. A autarquia estadual estabeleceu em documento que o montante "não privilegia um time específico" e que deveria considerar também "todo o futebol de base e regionalizado do estado".
Mas, de acordo com a reportagem, o América ficou com 22% do total destinado aos clubes, com o restante do valor sendo dividido entre os demais 11 participantes da Série A2. A Ônix, por sua vez, ficou com R$ 3 milhões pelo agenciamento do contrato.
CEO justifica valor de patrocínio maior ao América-RJ na Série A2
Procurada pelo Lance!, a Loterj informou em nota (íntegra ao final deste texto) que "o patrocínio ao Campeonato Carioca da Série A2 foi concedido com base em critérios técnicos, de forma transparente e legal, conforme previsto na legislação e normativos internos", e acrescentou que "não participou ou teve qualquer responsabilidade na definição da divisão do valor do patrocínio entre os clubes participantes do Campeonato Carioca Série A2, sendo essa uma atribuição exclusiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)". O Lance! tenta contato com os demais citados.
Ao Uol, o CEO da Ônix, Alexandre Magno, justificou que a divisão de receitas foi baseada no retorno de contrapartidas de cada clube da Série A2. De acordo com ele, o América-RJ teve mais público nos estádios, mas seguidores nas redes sociais e tem “um presidente tetracampeão”, o que por si só chama mais interesse. O América-RJ, porém, não chegou às finais da competição. A assessoria do senador informou que não iria se manifestar porque ele não teve participação no contrato de patrocínio.
Confira nota da Loterj:
O patrocínio ao Campeonato Carioca da Série A2 foi concedido com base em critérios técnicos, de forma transparente e legal, conforme previsto na legislação e normativos internos. A Loterj não participou ou teve qualquer responsabilidade na definição da divisão do valor do patrocínio entre os clubes participantes do Campeonato Carioca Série A2, sendo essa uma atribuição exclusiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), entidade organizadora da competição, detentora dos direitos de imagem e demais atributos relacionados à competição.
A Loterj firmou o contrato com base na proposta apresentada pela Federação, que previa o apoio a clubes participantes da Série A2 e também às categorias de base masculina e feminina (Sub-15, Sub-17, Sub-20) e ao futebol profissional feminino. Todos os times foram contemplados.
É importante enfatizar que, sem o apoio da Loterj, o Campeonato da Série A2 não teria sido realizado em 2025.
A empresa Ônix obteve exclusividade de representação para o Naming Rights e organização do campeonato mediante relação pactuada com a Ferj, que define seus parceiros operacionais conforme as próprias diretrizes internas. Portanto, no que diz respeito ao percentual retido pela empresa, a Loterj não teve qualquer ingerência.
Sobre a atuação da empresa, a Loterj, como órgão público, seguiu os critérios legais e administrativos na análise do projeto apresentado, verificando a regularidade da documentação e o enquadramento da proposta nos objetivos institucionais da autarquia, que incluem o fomento ao esporte, especialmente às categorias de base e ao futebol feminino, com foco no impacto social.