A Copa do Mundo do Qatar representa um cenário inédito para a indústrias do comércio e do marketing. Pela primeira vez na história, o Mundial acontecerá em novembro e coincidirá com a Black Friday, principal época de descontos no ano. Mas, afinal, como essa novidade pode afetar a economia brasileira?
A Copa do Mundo começa neste domingo, 20 de novembro, e termina apenas em 18 de dezembro. A Black Friday, como de costume, será na última sexta-feira de novembro (25), dia seguinte à estreia da Seleção Brasileira contra a Sérvia.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen, ao lado da Toluna, apontou que 65% dos consumidores se interessam por futebol. Dessa amostra, 65,5% dos que pretendem comprar produtos da Black Friday são fãs de futebol, enquanto 87%, dos que costumam realizar compras, admiram o esporte.
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Uma estimativa feita pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica que a movimentação nas próximas semanas poderá chegar a R$ 4,21 bilhões, somente no varejo.
- Para o varejo, eventos como a Copa do Mundo são um convite irresistível para criar promoções e atrair um público interessado em trocar a televisão da sala, ou criar um ambiente convidativo para assistir aos jogos com os amigos. Essas duas ideias em conjunto já seriam motivo para que o comércio estivesse com boas expectativas. Mas alguns números corroboram o otimismo - disse Thaís Faccin, especialista em marketing.
A união dos dois eventos certamente aumenta a expectativa de vendas. Resta esperar para conferir se as estimativas serão cumpridas na próxima semana.