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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/11/2022
19:18
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A Copa do Mundo do Qatar representa um cenário inédito para a indústrias do comércio e do marketing. Pela primeira vez na história, o Mundial acontecerá em novembro e coincidirá com a Black Friday, principal época de descontos no ano. Mas, afinal, como essa novidade pode afetar a economia brasileira?

A Copa do Mundo começa neste domingo, 20 de novembro, e termina apenas em 18 de dezembro. A Black Friday, como de costume, será na última sexta-feira de novembro (25), dia seguinte à estreia da Seleção Brasileira contra a Sérvia.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen, ao lado da Toluna, apontou que 65% dos consumidores se interessam por futebol. Dessa amostra, 65,5% dos que pretendem comprar produtos da Black Friday são fãs de futebol, enquanto 87%, dos que costumam realizar compras, admiram o esporte.

+ 'Boom' da Black Friday e limitações da Fifa: o cenário do marketing na Copa do Mundo do Qatar

Uma estimativa feita pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica que a movimentação nas próximas semanas poderá chegar a R$ 4,21 bilhões, somente no varejo.

Copa do Mundo será no Qatar (Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP)

- Para o varejo, eventos como a Copa do Mundo são um convite irresistível para criar promoções e atrair um público interessado em trocar a televisão da sala, ou criar um ambiente convidativo para assistir aos jogos com os amigos. Essas duas ideias em conjunto já seriam motivo para que o comércio estivesse com boas expectativas. Mas alguns números corroboram o otimismo - disse Thaís Faccin, especialista em marketing.

A união dos dois eventos certamente aumenta a expectativa de vendas. Resta esperar para conferir se as estimativas serão cumpridas na próxima semana.

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