Jogos Paralímpicos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Joinville recebe o revezamento da tocha paralímpica

Cidade de Santa Catarina é a quinta a receber a chama, que segue para o Rio de Janeiro<br>

Tocha paralímpica chega nesta terça no Rio de Janeiro (Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello)
Escrito por

O revezamento da tocha paralímpica Rio 2016 desembarcou nesta segunda-feira no Sul do país. Joinville, cidade de Santa Catarina, é o destino da viagem. O revezamento percorre desde o dia 1º de setembro todas as regiões do país, representadas por seis cidades brasileiras, para anunciar a chegada dos Jogos Rio 2016. Os valores Paralímpicos são lembrados a cada cidade. A grande novidade é o mecanismo de acendimento da chama: calor humano. Numa campanha virtual lançada pelo Comitê Rio 2016, pessoas do mundo todo enviam mensagens positivas, por meio de hashtag #ChamaParalímpica, acumulando energia suficiente para acender cada chama.

A chama de Joinville será acesa em cerimônia no Centreventos Cau Hansen, às 11h. A chama da cidade catarinense simbolizará a coragem, valor que incentiva as pessoas a irem além das suas expectativas, mesmo que isso exija um grande esforço. A coragem é força propulsora não apenas para os atletas, mas para qualquer pessoa que esteja lutando por um objetivo.

Rosicler Ravache será a mensageira em Joinville. Professora de Educação Física, ela é coordenadora de Paradesporto na Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville desde 2009. Tem ampla experiência com iniciação esportiva de atletas com deficiência, ministra palestras e cursos no Brasil e no exterior sobre esporte paralímpico e atividade física para pessoas com deficiência. Recebeu o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, categoria Melhor Técnica do Paradesporto - Modalidade Atletismo em 2014 e 2015.

Depois de acesa, a chama Paralímpica vai visitar pontos turísticos da cidade, como o Parque Zoobotânico e o Mirante de Joinville, uma estrutura que fica no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, na região central de Joinville (SC). De lá, é possível ver boa parte da zona urbana da cidade e a Baía Babitonga.

No Mirante, Fabrício de Souza, aluno da Apae, fará uma apresentação da música Billie Jean, de Michael Jackson.

A tocha será levada também a entidades que trabalham com pessoas com deficiência, como a Apae e a Ajidevi. Na primeira entidade, integrantes do projeto “Anjos Macalossi”, da artista plástica Vanderléia Macalossi, prepararam uma apresentação especial para receber a chama. Oito bailarinos com asas feitas com penas formarão um corredor para a passagem do condutor. Na Ajidevi, o coral da entidade entoará o Hino de Joinville.Também está prevista visita à sede do Corpo de Bombeiros e à Arena Joinville. Nesta terça-feira, o revezamento da segue para o Rio de Janeiro.