Montagem Corinthians, CSA, Flamengo, Santos e Sao Paulo

Poucos clubes da elite tem compromissos amistosos na pré-temporada (Foto: Divulgação)

LANCE!
04/01/2019
20:08
Rio de Janeiro (RJ)

A temporada do futebol brasileiro só começa oficialmente em meados de janeiro, quando se iniciam as disputas estaduais pelo país. Para retomar o ritmo de jogo das equipes e fazer ajustes finais, é comum que os clubes se organizem em disputas amistosas ou jogos-treino na pré-temporada.

Todavia, antes que seja dado o pontapé oficial na temporada 2019, a maior parte dos clubes da elite não tem nada programado. O LANCE! contatou todos os 20 clubes da Série A do Brasileiro e descobriu que apenas cinco têm planos antes que os regionais comece.

CORINTHIANS

Primeiro treino do Corinthians em 2019
Corinthians já retomou treinos em 2019 (Foto: Guilherme Amaro)

Campeão em 2017, o Corinthians terminou sua última participação no Brasileiro no 13º lugar, com 44 pontos somados. Além de Boselli, o Timão já acumula como reforços Richard e André Luis para a temporada 2019.

Antes que o Paulista comece, o Corinthians tem dois planos para sua pré-temporada. O primeiro é um jogo-treino diante do Nacional-SP, a ser realizado no dia 10 de janeiro. Três dias depois, a Arena Corinthians será a sede de uma partida amistosa do Timão contra o rival Santos.

CSA

CSA
CSA fará amistoso de pré-temporada (Foto: Morgana Oliveira/RCortez/CSA)

O CSA é o único representante nordestino dentre os clubes da elite com compromissos amistosos marcados para a pré-temporada. O clube subiu à elite do futebol nacional após terminar a Série B de 2018 na segunda colocação, com 62 pontos.

Na próxima segunda-feira, o Azulão viaja para Palmeira dos Índios para dar sequência à pré-temporada. No dia 12 de janeiro, o CSA entra em campo no estádio Rei Pelé para um amistoso; o adversário será o Central SC.

FLAMENGO

Treino físico no Flamengo
Abel Braga será o comandante rubro-negro para 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Segundo colocado no último Brasileiro, o Flamengo chega em 2019 com apenas o reforço de Rodrigo Caio confirmado - ao menos até o momento. A equipe da Gávea irá participar de torneio amistoso antes da disputa do Carioca.

A programação da pré-temporada do Rubro-Negro inclui a participação na Florida Cup, torneio amistoso nos Estados Unidos (que também terá Ajax, São Paulo e Eintracht Frankfurt). O Flamengo estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, no dia 20 de janeiro, contra o Bangu.

SANTOS

Sampaoli - Santos
Sampaoli é o técnico do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos)

O Santos ainda não anunciou quaisquer jogadores como reforços para 2019 - a única novidade oficial, até o momento, é a chegada do treinador Jorge Sampaoli. No Brasileiro de 2018, o clube alvinegro terminou em décimo lugar, com 50 pontos somados.

No dia 13 de janeiro, o Peixe encara o rival Corinthians em partida amistosa na Arena Corinthians, em Itaquera. O L! contatou a assessoria do clube para checar outros compromissos possíveis, mas não obteve resposta até o lançamento dessa matéria.

SÃO PAULO

Léo e Igor Vinicius, reforços do São Paulo
Léo e Igor Vinicius são reforços do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O São Paulo é um dos clubes que mais contrataram na atual janela de transferências do futebol brasileiro. Até o momento, são sete reforços: Léo, Igor Vinicius, Hernanes, Biro-Biro, Willian Farias, Léo Pelé, Tiago Volpi e Pablo. No Brasileiro de 2018, o clube terminou na quinta posição, com 63 pontos.

A pré-temporada tricolor inclui a participação na Florida Cup, torneio amistoso nos Estados Unidos (que também terá Ajax, Flamengo e Eintracht Frankfurt). No Campeonato Paulista, o São Paulo faz sua estreia no dia 19 de janeiro, em casa, diante do Mirassol.

MAS E O RESTANTE?

Maurício Barbieri
Mauricio Barbieri é o técnico do Goiás (Foto: Reprodução/TV Goiás)

A grande maioria dos clubes que o LANCE! contatou afirmou não ter planos concretos de amistosos na pré-temporada. Muitos dizem que "sempre há uma possibilidade", mas o mais provável é que ao menos 12 dos 20 clubes da elite sigam apenas com a rotina tradicional de treinamentos.

No Goiás, existe a expectativa por um amistoso internacional e um jogo-treino contra uma equipe do Distrito Federal, mas o martelo ainda não foi batido. O Avaí afirmou ter planos, mas não deu maiores detalhes.

O Botafogo estuda realizar dois jogos amistosos e/ou jogos-treino, mas não há data ou adversários confirmados até o momento. O Glorioso estreia na fase de grupos do Carioca no dia 20 de janeiro, contra a Cabofriense.

O Fluminense prevê a realização de jogos-treino em sua programação, mas nenhum amistoso oficial foi marcado até agora. O Tricolor de Laranjeiras estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, no dia 20 de janeiro, contra o Volta Redonda.

PANORAMA DOS CLUBES

- Athletico Paranaense - Nenhum amistoso marcado. O Furacão, que fará a disputa estadual com sua equipe de aspirantes (sub-23), estreia no Campeonato Paranaense no dia 19 de janeiro, contra o Cascavel.

- Atlético-MG - Até o momento, nada confirmado. O Galo começa sua trajetória no Mineiro no dia 20 de janeiro, diante do Boa Esporte.

- Avaí - Afirmou ter planos para amistosos, mas não compartilhou mais detalhes. O Avaí estreia no Catarinense no dia 17 de janeiro, contra o Metropolitano.

- Bahia - Nenhum amistoso ou jogo-treino marcados. O Tricolor de Aço estreia na Copa do Nordeste no dia 16 de janeiro, contra o CRB.

- Ceará - Nada previsto. O Ceará estreia na Copa do Nordeste na quinta-feira, 17 de janeiro, diante do Sampaio Corrêa.

- Chapecoense - Não respondeu aos contatos da reportagem.

- Cruzeiro - O clube ainda está definindo sua agenda de pré-temporada. Até o momento, não há nenhum compromisso pré-Mineiro marcado para a Raposa, que estreia na disputa estadual diante do Guarani-MG no dia 19 de janeiro.

- Fortaleza - A pré-temporada do Leão começou no dia 2 de janeiro; não há quaisquer compromissos amistosos agendados até o momento. O Fortaleza faz sua estreia na Copa do Nordeste no dia 15 de janeiro, contra o Náutico.

- Grêmio - Por enquanto, nada confirmado. O Grêmio dá o pontapé inicial no Gaúcho no dia 20 de janeiro, fora de casa, contra o Novo Hamburgo.

- Internacional - Nada marcado antes do torneio estadual, e a tendência é que permaneça assim. O Internacional estreia no Gaúcho no dia 20 de janeiro, fora de casa, e enfrenta o São Luiz.

- Palmeiras - Sem planos até o momento. O Palmeiras estreia no Paulista no dia 20 de janeiro, fora de casa, contra o Red Bull Brasil.

- Vasco - O Cruz-Maltino viaja para a cidade de Atibaia na próxima segunda-feira para fazer a pré-temporada, mas não há nenhum compromisso marcado até o momento. O Vasco estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, no dia 20 de janeiro, contra o Madureira.