Cristiano Ronaldo - Barcelona x Real Madrid

Comemoração de Cristiano Ronaldo após gol marcado no Camp Nou (Foto: AFP)

LANCE!
27/02/2019
08:00
Madri (ESP)

Na semana em que Real Madrid e Barcelona se encontrarão duas vezes no Santiago Bernabéu, uma pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Rei, e a outra pelo Campeonato Espanhol, o time merengue terá a missão de quebrar uma escrita que, até certo ponto, incomoda.

Desde a saída de Cristiano Ronaldo para a Juventus, o Real Madrid ainda não venceu o Barcelona e anotou apenas dois gols, enquanto levou seis. Foram apenas duas partidas, onde os merengues, pelo Espanhol, levaram uma sonora goleada por 5 a 1, e ficaram no empate no jogo de ida da Copa do Rei por 1 a 1. 

E por conta disso, as partidas desta semana terão um peso diferente para o time da capital espanhola, que precisará reverter essa escrita ingrata e eliminar o fantasma de Cristiano Ronaldo, que cerca o ataque merengue.

COMO FORAM OS DOIS JOGOS SEM CRISTIANO RONALDO ATÉ AQUI?

Casemiro - Barcelona x Real Madrid
Casemiro busca bola na rede (Foto: Lluis Gene / AFP)

O primeiro confronto entre Barcelona e Real Madrid sem o craque português no comando de ataque não foi nada bom para o time merengue. Fora de casa, o Real foi completamente anulado e goleado, de forma impiedosa, pelo Barça por um placar de 5 a 1.

Naquela oportunidade, o ataque do Real sofreu com a falta de precisão e de qualidade na hora de finalizar e marcou o único gol na partida com o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo.

O PRIMEIRO DUELO NA COPA DO REI

Barcelona x Real Madrid
Malcom foi o cara do empate (Foto: AFP)

Já no início deste mês de fevereiro, as equipes novamente se encontraram, mas dessa vez pelo jogo de ida válido pela semifinal da Copa do Rei, no Camp Nou, e o Real Madrid até que teve uma atuação aceitavél, mas por conta de vacilos defensivos, acabou ficando no empate por 1 a 1 com o Barça.

No jogo do Camp Nou, os merengues tiveram como destaque a atuação de gente grande de Vinicius Junior pela ponta-esquerda, mas mesmo com Benzema em boa fase, as finalizações de jogadas foram ruins e fizeram falta ao final de partida.

RETROSPECTO DO REAL MADRID COM CR7 vs BARCELONA

Cristiano Ronaldo - Barcelona x Real Madrid
CR7 tem mais derrotas que vitórias (Foto: LLUIS GENE / AFP)

Apesar de ter sido a principal engrenagem para era vitoriosa do Real Madrid dos últimos dez anos, Cristiano Ronaldo sempre teve o Barcelona como uma pedra dentro da chuteira. 

Em números, o Real Madrid, mesmo com o craque português dentro de campo, não teve vida fácil. Desde 2009, foram 30 jogos contra o Barcelona, com apenas oito vitórias, oito empates, e 14 derrotas para o time azul-grená da Catalunha.

FATAL EM JOGOS DECISIVOS

Cristiano Ronaldo - Barcelona e Real Madrid
CR7 marca gol decisivo contra o Barça (Foto: Josep Lago / AFP)

Mesmo sem vencer muitos jogos com a camisa do Real Madrid contra o Barcelona, Cristiano Ronaldo sabia o momento certo de marcar gols. Em 2011, na final da Copa do Rei, o 'robozão' subiu no terceiro andar para marcar o gol que deu o título ao Real, na prorrogação.

Assim como gol que selou o título de La Liga 11/12 para o Real, o famoso 'Calm Down' no Camp Nou, os dois gols marcados nas semifinais da Copa do Rei em 12/13, e na Supercopa da Espanha, onde em 12/13, marcou dois gols e deu o título, e na edição 17/18, quando marcou um golaço e foi expulso.

OS NÚMEROS

Cristiano Ronaldo - Barcelona x Real Madrid
Cristiano antes de enfrentar o Barcelona (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Como já foi mostrado acima, em números gerais, o retrospecto de Cristiano Ronaldo com o Real Madrid contra o Barcelona não é lá os dos mais favoravéis ao craque português.

Foram 30 jogos contra o Barça, com oito vitórias, oito empates e 14 derrotas, anotando 18 gols contra a meta azul-grená, e dando uma assistências. Para efeito de comparação, Lionel Messi venceu 17 vezes o Real, e marcou 26 gols. (Messi disputa o clássico desde 2007). A média de CR7 é de 0,60 gols por jogo, e a do argentino é de 0,68 gol por jogo.

OS MELHORES DO MUNDO

Cristiano Ronaldo, Modric e Piqué - Barcelona x Real Madrid
Modric é atual melhor do mundo (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Um fator que pode ser determinante para uma vitória do Real Madrid é o meio-campista Luka Modric. O croata é o melhor jogador do mundo eleito pela FIFA e pela France Football, e pode seguir a dinastia criada por Cristiano Ronaldo para ser decisivo no confronto.

Entretanto, mesmo com todas as premiações da última temporada, Modric não vem correspondendo à altura das atuações de Cristiano Ronaldo, e ainda está devendo na temporada com a camisa do Real. Os clássicos desta semana serão providenciais para uma crescente na temporada do croata.

QUEM PODE SER PROTAGONISTA?

Vinicius Junior e Rakitic - Barcelona x Real Madrid
Brasileiro vem sendo destaque do Real (Foto: Josep Lago / AFP)

Se o posto de destaque do Real Madrid está vago desde a saída de Cristiano Ronaldo, postulantes ao trono é que não faltam. Além de Benzema, artilheiro da equipe na temporada, e Bale, tecnicamente um dos melhores jogadores do time, o brasileiro Vinicius Junior merece reconhecimento.

O jovem brasileiro tomou a posição no time titular e vem se destacando com a camisa do Real. No jogo de ida da Copa do Rei, foi o autor da jogada que culminou no gol de Benzema, e foi alvo de declarações do treinador do Barça, Ernesto Valverde, que afirmou que não dará uma atenção especial na marcação do brasileiro.