Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O Caldeirão voltou? Atlético-PR fecha primeiro turno da Série A invicto na Arena

Furacão tem sete vitórias e dois empates atuando ao lado da torcida

Nas arquibancadas, a mística ainda não é a mesma pelos problemas entre organizada e diretoria. (Divulgação/Atlético-PR)
Escrito por

Com ainda um jogo para disputar fora de casa, o Atlético-PR terminou o primeiro turno da Série A de forma invicta na Arena da Baixada e com o melhor rendimento entre as 20 equipes. Na última quarta-feira, o Furacão venceu o então líder por 2 a 0, gols de Walter, pela décima oitava rodada.

Em nove jogos disputados em seu estádio, o time paranaense prova que faz uma campanha de respeito: são sete vitórias (Figueirense, Santa Cruz, Santos, Grêmio, América-MG, Fluminense e Corinthians) e apenas dois empates (Atlético-MG e Vitória), com 85,19% de aproveitamento. Ou seja, 23 dos 30 pontos que possui na tabela.

Temido atuando em casa por muitos anos, o clube paranaense vem relembrando a força de jogar ao lado do seu torcedor - um cenário que teve apenas lapsos ultimamente do que era no fim dos anos 90 e inícios dos anos 2000. A média de público de 14.722 pessoas, a nona da competição, ainda não traduz os resultados na agora grama sintética. 

Se a mística do Caldeirão nas arquibancadas ainda não é a mesma da Baixada e Arena antigas, até pelos problemas recorrentes entre organizada e diretoria atleticana, os números atuais dentro de campo animam a torcida rubro-negra. Pelo Campeonato Brasileiro deste ano, a equipe não sabe o que é perder.

- Primeiramente, queria parabenizar os jogadores e os torcedores, foi um ambiente fantástico. Só não precisa gritar "raça" antes do jogo porque isso não vai faltar nunca. Eles são importantíssimos para nós e ficou uma atmosfera maravilhosa - elogiou o técnico Paulo Autuori, após o triunfo diante do Timão.

Se for levar em conta toda a temporada até aqui, o rendimento continua avassalador: 21 jogos, com 15 vitórias, cinco empates e somente uma derrota, entre Campeonato Paranaense, Primeira Liga, Copa do Brasil e Série A - aproveitamento de 79,3%. Nessa conta, foram calculadas partidas disputadas no Ecoestádio Janguito Malucelli por conta da reforma do gramado da Arena.

Em 2016, sob seu mando de campo, o ataque rubro-negro balançou as redes 32 vezes, enquanto que a defesa sofreu apenas sete gols.

Contraste

Já fora de casa, o rendimento é bem diferente no torneio nacional de mata-mata: duas vitórias (São Paulo e Cruzeiro), um empate (Chapecoense) e seis derrotas (Palmeiras, Botafogo, Internacional, Ponte Preta, Coritiba e Sport). Ainda joga no sábado, às 18h30, diante do Flamengo, em Cariacica-ES, fechando o turno de vez.

Sexto colocado, com 30 pontos, o Atlético-PR está a apenas um ponto do G-4 no Brasileirão - ainda depende do complemento da rodada para manter essa distância.

Confira os jogos do Atlético-PR no primeiro turno na Arena:

Atlético-PR 1x1 Atlético-MG
Atlético-PR 2x1 Figueirense
Atlético-PR 1x0 Santa Cruz
Atlético-PR 1x0 Santos
Atlético-PR 2x0 Grêmio
Atlético-PR 1x0 América Mineiro
Atlético-PR 1x1 Vitória
Atlético-PR 1x0 Fluminense
Atlético-PR 2x0 Corinthians

TOP 4 melhores mandantes:

Atlético-PR: 85,19%
Palmeiras: 81,48%
Santos: 81,48%
Grêmio: 81,48%