Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-PR sai na frente do Paraná nas quartas do Paranaense

Furacão venceu por 1 a 0, com gol nos acréscimos do primeiro tempo

Eduardo da Silva (à esq.) comemora gol com Lucho (à dir), na Arena da Baixada. (Fabio Wosniak/Atlético-PR)
Escrito por

O Atlético-PR venceu o clássico contra o Paraná neste domingo por 1 a 0, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. O gol foi marcado pelo atacante Eduardo da Silva, em seu segundo jogo com a camisa atleticana, e dá vantagem ao Furacão.

Com propostas de jogo distintas, o time rubro-negro tentou pressionar no início e tocava a bola no campo de ataque, enquanto a equipe paranista buscava o contra-ataque. Aos 9, Renatinho cobrou escanteio e Felipe Alves desviou de cabeça para fora. Com 15, Jhonny roubou a bola de Eduardo da Silva e acionou Pedro Bortoluzo em velocidade, que bateu fraco nas mãos do goleiro.

Melhor em campo, aos 32, o Tricolor assustou de novo. Renatinho soltou uma bomba, a bola desviou na zaga e passou rente à trave, enganando Weverton. Com 41, Felipe Alves cruzou da esquerda, Bortoluzo cabeceou sem força e o goleiro rubro-negro segurou.

Se o Paraná não aproveitou suas chances, o Atlético-PR foi eficiente ao levar perigo. Aos 46, Rossetto chutou forte e obrigou Léo a praticar grande defesa. Na sequência, em cobrança de escanteio, a zaga bobeou e Eduardo da Silva, livre, escorou com os pés para as redes. 1x0.

A segunda etapa manteve o mesmo cenário, com o Furacão tendo amplo domínio da bola e buscando achar espaços. Com 3, Nikão invertou a jogada, Gedoz - que entrou na vaga do criticado Crysan - recebeu e bateu forte para o goleiro espalmar.

Buscando a igualdade, o Tricolor preencheu o meio-campo com Guilherme Biteco na vaga de Pedro Bortoluzo - adiantando Felipe Alves como centroavante. Aos 14, após bola rebatida, Alex Santana soltou uma pancada por cima. Cinco minutos depois, o meio-campista levou perigo de novo. De fora da área, o jogador emendou uma bomba e quase marcou um golaço.

A estratégia paranista, entretanto, teve que mudar aos 21, quando Robson levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, o Atlético-PR aparentava ir para cima para ampliar a vantagem. Aos 24, Nikão recebeu pela direita, cortou para o meio e soltou a canhota para Léo defender em dois tempos. E parou por aí.

Nos 15min finais, quem ainda buscou o gol foi a equipe paranista, mesmo em desvantagem numérica. Renatinho e Nathan, em chutes de fora, arriscaram e pouco assustaram. Recuado, o time rubro-negro conseguiu parar as investidas e segurou o resultado.

A partida de volta acontece no próximo final de semana, na Vila Capanema. O gol como visitante não é critério de desempate. Assim, o Atlético-PR joga por qualquer empate. O Paraná precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Se o Tricolor ganhar por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis, sem prorrogação.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1X0 PARANÁ

Local
: Arena da Baixada, Curitiba
Data-Hora: 2/4/2017 - 16h
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Diego Schitkovski e Luiz Paulo Galli
Público/renda: 25.124 total/Não divulgado.
Cartões amarelos: Paulo André, Eduardo da Silva, Rossetto, Felipe Gedoz, Weverton (ATL); Robson (PAR)
Cartão vermelho: Robson (PAR)
Gol: Eduardo da Silva (47'/1ºT) (1-0)

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan (Léo, 31'/2ºT), Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Rossetto, Lucho González (Douglas Coutinho, 26'/2ºT), Nikão e Crysan (Felipe Gedoz, intervalo); Eduardo da Silva. Técnico: Paulo Autuori.

PARANÁ: Léo; Júnior, Airton, Brock e Rayan (Kaike, 36'/2ºT); Jhony, Alex Santana e Renatinho; Felipe Alves (Nathan, 41'/2ºT), Robson e Pedro Bortoluzo (Guilherme Biteco, 10'/2ºT). Técnico: Wagner Lopes.