Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Furacão leva sufoco e perde, mas avança na Sul-Americana

Atlético-PR jogou mal contra o Newell's e chegou a ter 2 a 0 contra até os minutos finais da partida, quando descontou e garantiu a classificação para a segunda fase

Nikão (à dir.) fez o gol que manteve o Furacão no torneio internacional. (Divulgação)
Escrito por

Com uma atuação fraca e levando sufoco, o Atlético-PR perdeu por 2 a 1 para o Newell's Old Boys, em Rosário (ARG), nesta quinta, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Apesar do revés, a equipe classificou-se por ter triunfado na ida por 3 a 0 em Curitiba. 

Com a necessidade de virar a enorme desvantagem, os argentinos tentaram  esboçar uma abafa no início. Com nove minutos, após erro na saída de bola, o time argentino chegou com perigo. Depois do primeiro chute ser travado, a bola sobrou para Fertoli, que quase encobriu Santos. Logo na sequência, em contra-ataque, Rivero recebeu na entrada da área e obrigou o goleiro a fazer boa defesa. Leal, em lançamento pelo alto, ainda chutou na rede pelo lado de fora, mas com o arqueiro não dando ângulo para a batida no gol.

A equipe brasileira demorou um pouco para entrar na partida e, na primeira investida ofensiva, foi prejudicada. Nadalin cortou um passe de Guilherme com o braço dentro da área e o juiz Carlos Orbe (EQU) nada marcou. Renan Lodi, em bela invertida de Camacho, recebeu e bateu em cima de Ibañez. E só.

Quando o duelo parecia controlado, encaminhando para o intervalo, o Newell´s achou uma brecha e marcou, aos 36 minutos. O Furacão errou no ataque, não pressionou na recuperação da passe e Leal recebeu em profundidade, entre Pavez e José Ivaldo, avançou e tocou na saída de Santos, fazendo 1 a 0.

Nem deu um minuto da segunda etapa e os mandantes quase ampliaram. Fertoli fez fila desde o campo de defesa, passando por cinco atletas e rolou para Figueroa, que tentou tirar do goleiro, mas espalmou para escanteio. Leal, sete minutos depois, mandou uma bomba por cima do travessão.

Com 13, outra polêmica. A arbitragem chegou a dar pênalti em toque de mão após cobrança de falta da direita, mas o auxiliar Ricardo Baren (EQU) chamou a responsabilidade e assinalou impedimento - corretamente - de Lucho, que participou do lance. Pouco depois, o time argentino fez de novo. Fertoli cruzou da direita, Pavez errou o bote por baixo e Leal, de novo, cabeceou no canto direito de Santos - a bola ainda bateu na trave antes de entrar. 2x0.

O segundo gol abalou completamente os atleticanos. Na pressão e encurralando o Atlético-PR, a equipe da casa buscava o terceiro, que levaria o duelo para as penalidades. Torres, em duas oportunidades, recebeu da direita, cortou para o meio e chutou para defesas difíceis do goleiro brasileiro. Leal, em outra infiltração, recebeu na marca do pênalti e, de cabeça, raspou a trave. Acuado e sem trocar passes consecutivos, da forma que vem atuando no ano, o Rubro-Negro se fechou após os 35 e, ao menos, conseguiu evitar um sufoco com chances, sendo 'apenas' apertado em seu campo de defesa.

O Furacão, durante os 45min finais, ofereceu risco ao adversário duas vezes. Raphael Veiga, em inversão de Nikão, ajeitou para a direita e chutou mascado nas mãos do arqueiro. Nada mais. No final, entretanto, a tranquilidade veio. Na troca de passes rápidos, com triangulação pela esquerda, Lodi avançou na área e rolou para Nikão chapar e garantir a classificação. 2x1.

Na segunda fase, o Atlético-PR aguarda o sorteio para saber o seu adversário. As datas reservadas para a segunda fase da Sul-Americana são: 18/07, 25/07, 01/08 e 15/08. O jogo de ida será na Arena da Baixada, enquanto a volta será fora de casa.

FICHA TÉCNICA

NEWELL’S OLD BOYS 2X1 ATLÉTICO-PR

Local
: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário (ARG)
Data-Hora: 10/5/2018 - 19h15
Árbitro: Carlos Orbe (EQU)
Assistentes: Ricardo Baren (EQU) e Edwin Bravo (EQU)
Público/renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Sills, Ferroni (NOB); Nikão, Lucho González (CAP)
Gols: Leal, 36'1ºT (1-0); Leal, 21'2ºT (2-0) e Nikão, 40'2ºT (2-1)

NEWELL’S: Ibañez; Nadalin, Bianchi, Fontanini e Ferroni; Sills (Alexis Rodríguez, 38'2ºT), Rivero (Torres, 14'2ºT), Bernardello, Figueroa e Fertoli; Leal. Técnico: Omar De Felippe.

ATLÉTICO-PR: Santos; Esteban Pavez, José Ivaldo e Thiago Heleno; Matheus Rossetto (Wanderson, 38'2ºT), Lucho González (Bruno Guimarães, 26'2ºT), Camacho e Renan Lodi; Nikão, Pablo e Guilherme (Raphael Veiga, 19'2ºT). Técnico: Fernando Diniz.