Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mais do que uma semifinal: o que está em jogo entre Bota x Fla?

Times duelam na semifinal da Copa do Brasil. Primeiro confronto é nesta quarta-feira

(Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)
Escrito por

Em momentos distintos na temporada, Botafogo e Flamengo voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. Além do vencedor conquistar uma vaga na final do torneio, há outras coisas em jogo: rivalidade, motivação e impacto no futuro.

No caso do Botafogo, a classificação para a final da Copa do Brasil seria mais um grande feito do time que vem encantando e também surpreendendo a torcida. A última vez que o Glorioso disputou uma final de torneio nacional foi em 1999, quando foi derrotado pelo Juventude, diante de um Maracanã lotado, com mais de 100 mil pessoas. Por outro lado, a eliminação seria o primeiro grande golpe em termos de eliminação para o Alvinegro no ano. 

Num momento ruim, o Flamengo sabe que precisa de apenas quatro jogos (semifinais e final da Copa do Brasil) para mudar completamente o clima. A classificação para a final seria a retomada do orgulho rubro-negro e a esperança de um título de peso num ano de grande investimento no futebol - cerca de R$ 59 milhões em contratações. Entretanto, a eliminação representaria um grande baque, já que o time praticamente daria adeus às chances de uma conquista relevante no ano, no cenário nacional.

Recentemente, o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, mostrou preocupação com a arbitragem contra o Flamengo. O mandatário alvinegro disse que o Rubro-Negro vinha sendo 'sistematicamente favorecido'. O Flamengo evitou responder a esta declaração, mas é fato que os dirigentes de ambos os clubes não vêm se 'bicando'. Neste ano, houve outras polêmicas.

Em fevereiro, uma postagem nas redes sociais do Flamengo mexeu com a internet. Após a vitória de 2 a 1 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, no qual houve confusão e briga fora do estádio, o Rubro-Negro provocou pelo Twitter: '#CadeVocê? Não adianta fugir, não adianta correr'. A publicação foi ainda mais questionada após a confirmação da morte do alvinegro Diego Silva Santos, de 28 anos.

Em outra polêmica, Carlos Eduardo Pereira defendeu clássicos com torcida única contra o Flamengo pela Copa do Brasil. O mandatário alvinegro argumentava que esta opção era melhor do que ter apenas 5% de ingressos destinados aos visitantes nos duelos. Em outro episódio que aguçou a rivalidade, o Botafogo tentou vetar a realização de um Fla x Flu no Estádio Nilton Santos, na final da Taça Guanabara.