Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: briga e morte no Engenhão, uma tragédia anunciada

Espresso
Escrito por

Cadastre-se no LANCE! ESPRESSO

*|MC:SUBJECT|*
Se você não conseguir visualizar, clique aqui

As perspectivas do esporte muito além da informação. De segunda a sexta, um resumo do que foi notícia e o que de mais importante vai acontecer. Uma seleção do LANCE! com comentários e análise de Luiz Fernando Gomes. Saboroso como um café espresso. Para comentar: lfgomes@lancenet.com.br

Uma tragédia anunciada

Um domingo de sol e praias cheias, 13 blocos pré-carnavalescos com milhares de pessoas nas ruas e um clássico no Engenhão, com 24 mil ingressos vendidos até a véspera. Fosse uma situação normal, já seria complicado. Com a crise na segurança do Rio e as manifestações nos quartéis, a violência de antes de Flamengo e Botafogo, com o efetivo reduzido da PM, era mais do que previsível. O torcedor percebeu: o público pagante foi de pouco mais de 22 mil pessoas, o que significa que muita gente que comprou ingresso desistiu de ir ao jogo. O Botafogo percebeu, e o diretor executivo chegou a defender que não houvesse a partida. Só a Ferj achou que tudo estava normal,  “não tem documento algum para embasar o cancelamento”, reagiu quando o tumulto já ocorria, o diretor de competições, Marcelo Vianna. Um morto e sete feridos não são um “documento” suficiente para a cartolagem. E assim vai seguindo, com o choro apavorado dos pequenos torcedores, o futebol do Brasil...

Que se cumpra o Estatuto

Cancelar o jogo talvez não fosse, de fato, a melhor solução. Fazer isso horas antes da partida começar, com o público já chegando ao estádio, poderia gerar tumulto e a situação, com o policiamento subdimensionado, sair ainda mais do controle. O que faltou, como sempre, foi planejamento. O erro - e aí inclui-se o policiamento de estádios da PM e as autoridades de segurança do Rio - foi tratar uma situação excepcional como se fosse normal. O Estatuto do Torcedor, há mais de 10 anos em vigor, criou a obrigação de se ter o Plano de Jogo, de cada jogo, exatamente para que situações diferentes possam ser previstas e contingenciadas. Na segurança, no transportes, nos serviços médicos e de apoio. Mas é apenas uma lei, mais uma lei no país em que sobram leis e disposição para descumpri-las.

Obama palmeirense

Paulo Nobre reapareceu no Palmeiras para votar na eleição do conselho deliberativo. Foi muito aplaudido pelos sócios e por torcedores. Nobre virou um Obama – o presidente que saiu popular, mas sem força para manter seu legado. A intensidade dos aplausos foi a mesma de sua derrota. Leila Pereira, que ele tentou impugnar, teve 248 votos, um recorde avassalador (o anterior eram 99 votos). E, para completar, o ex-presidente viu Borja chegar ao clube vestido com camisa e boné da Mancha. Um ato simbólico, para não deixar nenhuma dúvida de que as organizadas que ele afastou – com bom motivos, aliás -, de uma vez por todas estão de volta ao dia-a-dia do clube, muito além das arquibancadas. Leila-presidente Galiotte-Mancha formaram um tripé que, daqui para a frente, vai minar ainda mais os espaços do ex-mandatário.

A volta de Ceni ao Morumbi não podia ser melhor. Não apenas pela goleada de 5 a 2 sobre a Ponte,  mas pela forma como foi recebido pelas mais de 50 mil pessoas que encheram o estádio. Ceni ouviu o grito tradicional - “PQP, é o melhor goleiro do Brasil” -, foi homenageado com a música Hells Bells, da banda AC/DC, que virou um hino do final de sua carreira e, nem um frango que tomou quando tentou segurar com as mãos e viu a bola passar por baixo de suas pernas, tirou o bom humor do treinador:  “Sem as luvas é mais difícil”, justificou-se.


Tem gols que são irregulares. Tem gols que são legais, mas fogem da normalidade. Esse foi o caso do gol do Botafogo contra o Flamengo, ontem no Engenhão. O auxiliar errou levantando a bandeira para o impedimento de Roger. Mas a bola não foi lançada para Roger, e sim para Guilherme, em posição legal. Quando a bandeira subiu a defesa rubro-negra parou, o juiz mandou o jogo seguir e o mesmo Roger teve a vida facilitada para marcar.  A lição que fica, para o Flamengo e para todos, é simples: a arbitragem brasileria anda tão ruim, tão confusa,  que não dá para confiar no que está sendo marcado, na bandeira ou no apito. Tem de continuar no lance até o final.

 

Os erros de arbitragem deram a tônica,  também na vitória do Santos por 3 a 2 contra o Red Bull. Dorival Junior admitiu que a bola não entrou no terceiro gol do Peixe. Assim como reclamou de impedimento no segundo gol do RB. O técnico foi incisivo: "A tecnologia está aí para ser usada. Só o futebol não usa. A International Board parece que trabalha contra o futebol, não exigindo algo que pode ser favorável para todo mundo e a margem de erro diminua. Um resultado definido por um erro ou interferência é ruim para quem vence e para quem perde". Mais óbvio impossível.  

 

Rogério Micale não conseguiu repetir o sucesso do ouro na OIimpíada e a seleção brasileira sub-20 vai ficar fora do Mundial da categoria, na Coréia do Sul, ao não se classificar entre as quatro primeiras do Sul-Americano. O Brasil perdeu a vaga ao empatar em 0 a 0 com a Colômbia. Uruguai, campeão do torneio, Equador, Argentina e Venezuela são os classificados.

 

Anderson Silva, em um resultado contestado até mesmo pelo chefão do UFC, Dana White, venceu o americano Derek Brunson, por decisão dos juízes, sábado à noite em Nova York. Após a luta, o Spider, 41 anos, negou que vá se aposentar, Mas admitiu o esforço para lutar: “estou velho"
.

Fab Melo, ex-pivô do Boston Celtics e da seleção brasileira, de basquete, foi encontrado morto em casa, em Juiz de Fora (MG). A causa da morte do atleta, de 26 anos e 2,13 de altura, não foi divulgada.

Paris x Barcelona

Barcelona e Paris Saint-Germain fazem o jogo mais aguardado das oitavas-de-fina da Champions League, amanhã em Paris. E o técnico Luis Enrique tem motivos para perder a noite de sono. O destaque da imprensa francesa é a ausência entre os relacionados para o primeiro confronto de Mascherano, Arda Turan  e Aleix Vidal, contundidos. Masefiniu a lista dos relacionados para a partida contra o Paris Saint-Germain, pela Liga dos Campeões. As novidades do Barça ficam por conta da volta do espanhol Piqué e do brasileiro Rafinha.  O PSG, ao contrário, deve ir com força máxima para cima dos rivais. 

Mario Marra afirma em seu blog que, mesmo sendo derrotado em casa por um time inferior, o Corinthians de Fabio Carille tem demonstrado propostas de jogo que estão sendo absorvidas pelos jogadores e tendem a dar resultados.

Andre Kfouri fala do incomodo que a Primeira Liga está causando, mesmo nos clubes que participaram de sua fundação. Reclamações generalizadas e escalações de times reservas são o sinal mais aparente do desprestígio do torneio junto aos clubes, segundo o colunista.

O São Paulo apresentou ontem no Morumbi o atacante Lucas Pratto e o volante Jucilei, contratados no fim de semana. 


O Las Vegas United (EUA) está próximo de confirmar a contratação do volante Kléberson, 37, jogador ex-Atlético Paranaense, Flamengo e Seleção Brasileira, pentacampeão em 2002.

 

O Vasco já dá como certa a chegada de Luís Fabiano. O atacante foi inscrito no Carioca e publicou uma mensagem enigmática no Instagram -  "V Vamos com tudo", o que foi interpretado como V de Vasco. Fabuloso ainda acrescentou: "uma história termina para outra começar". 

Carioca:

Flamengo 2 x 1 Botafogo. Guerrero e Everton marcaram para o rubro-negro, Roger descontou. O Flamengo mantém 100% de aproveitamento e o Fogão, com time reserva, foi eliminado da Taça Guanabara. Fluminense 4 x 0 Bangu. Gols de Henrique Dourado (2) Scarpa e Osvaldo mantêm o Tricolor também 100% o Carioca. Volta Redonda 1 x 0 Vasco. Uma derrota que deixa o Cruz-maltino ainda precisando brigar para chegar às finais da Taça GB.

 

Paulista

Ituano 1 x 0 Palmeiras. Foi a primeira derrota do Verdão no ano. Sem capacidade de furar o bloqueio rival, o time foi surpreendido nos contra-ataques. Gully marcou.  São Paulo 5 x 2 Ponte Preta. Teve show de Gilberto, que, mesmo marcando três gols, deve sair do time para e entrada de Lucas Pratto. Cueva e Thiago Mendes completaram,Lucca e Matheus Jesus descontaram. Red Bull 2 x 3 Santos. Vitor Bueno, Rodrigão e Kayke fizeram os gols do Peixe, Misael e Nixon os do RB. Corinthians 0 x 2 Santo André. Foi a primeifa derrota doTimão em 2017 e a primeira vez que o time perde para o Santo André em 28 anos. Edilson e Claudinho selaram a derrota corintiana em plena Arena.

 

Mineiro

Atlético-MG 3 x 0 Uberlandia. Pelo placar parece que foi fácil, mas só aos 31 do 2º tempo o Galo conseguiu marcar. E já é o líder isolado do campeonato. Danilo, Rafael Moura e Fred, agora camisa 9, com a saída de Lucas Pratto, marcaram. Cruzeiro 4 x 0 Tupi. Rafael Sobis comandou a goleada marcando duas vezes. Léo e Robinho completaram.


Gaúcho

Grêmio 1 x 0 Passo Fundo. Com gol de Ramiro, o tricolor assume a ponta do Estadual. Internacional 1 x 1 Caxias. Um novo empate em pleno Beira-Rio complicou ainda mais a situação do Colorado que tem apenas dois pontos em três rodadas. É o pior início em 10 anos, D`Alessandro fez o gol do Inter.

 

Catarinense

Brusque 2 x 1 Chapecoense. É a segunda derrota seguida da Chape no Estadual. Time perdeu pênalti e sofreu gol da virada no último minuto, complicando-se na tabela. Joinville 0 x 0 Avaí e Figueirense 2 x 2  Criciúma foram outros resultados da rodada.

 

Paranaense

Coritiba 2 x 1 Foz do Iguaçu. Kleber Gladiador e Henrique Almeida fizeram os gols do Coxa. Prudentópolis 2 x 1 Atlético-PR. O Furacão, jogou sem nenhum titular, poupando o elenco para a Libertadores. Paraná Club 1 x 0 J.Malucell, resultado colocou o Tricolor na liderança do estadual.

 

Copa do Nordeste

Santa Cruz 4 x 0 Uniclinic (CE); Campinense 2 x 0 Náutico; Altos (PI) 0 x 0 Bahia; Sport 2 x 2 River; Vitória 2 x 1 América-RN.

Gostou? Encaminhe para um amigo
Copyright © *|CURRENT_YEAR|* *|LIST:COMPANY|*, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este email porque cadastrou seu email no nosso site.

LANCE!
lance.com.br
Brasil

Se ainda não é assinante se inscreva aqui
Para atualizar seus dados, clique aqui
Deseja parar de receber nossos emails? Clique aqui

*|IF:REWARDS|* *|HTML:REWARDS|* *|END:IF|*
Espresso