Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Goleiro carioca é um dos trunfos do Cazaquistão para surpreender na Euro Futsal

Léo Higuita, com passagens no futsal de base de Flamengo, Fluminense e Vasco se destaca no futsal<br>

Léo Higuita é a posta do Cazaquistão (Divulgação)
Escrito por

O Cazaquistão vem fazendo história no mundo do futsal seja em competições entre seleções ou equipes. E um dos pilares para as conquistas cazaques nos últimos anos é o goleiro carioca Léo Higuita, de 31 anos. O camisa 2 tem passagens pelo futsal de base do Flamengo, Fluminense e Vasco. Se profissionalizou no Cabo Frio onde é ídolo na cidade.

Naturalizado cazaque desde 2014, Léo Higuita é um dos trunfos do país do leste europeu para brilhar na Euro Futsal, que começa hoje, em Ljubljana, na Eslovênia. O goleiro é ídolo no Cazaquistão e foi um dos responsáveis pela inédita medalha de bronze do país na última Euro, há dois anos, na Sérvia.

Já pelo seu clube, o Kairat, Higuita conquistou o bicampeonato da UEFA Cup, espécie de Champions League do Futsal. Um dos títulos foi contra o poderoso Barcelona. Melhor goleiro do mundo por dois anos consecutivos (2015 e 2016), o carioca espera que o Cazaquistão surpreenda novamente e conquiste novamente os objetivos.

- Difícil dizer onde podemos chegar, mas podemos falar de objetivos. Nosso primeiro objetivo aqui é a classificação, sabemos que é um torneio onde tem as 12 melhores seleções da Europa e a gente classificando para o mata-mata já conseguimos vislumbrar alguma coisa melhor. Hoje o nosso objetivo é conseguir a classificação no nosso grupo. Foi assim que trabalhamos dois anos atrás na Sérvia, fomos conquistando nossos objetivos passo a passo e acabou que deu certo – disse o jogador, que está muito confiante pra disputa da competição.

- Estou muito confiante. Acho que a confiança é importante para termos um bom desempenho. Lógico que sabemos que vamos enfrentar adversários fortes pela frente e respeitamos isso, mas não temos medo de ninguém. Todos nós estamos confiantes para jogar essa competição – disse.

O Cazaquistão caiu na chave B da competição, ao lado de Rússia e Polônia. Ao todo são quatro grupos com três equipes, classificando-se as duas melhores para as quartas de finais. Higuita avaliou o grupo e apesar do favoritismo da Rússia acredita que tudo possa acontecer.

- Nossa avaliação é que a Rússia é a favorita e o Cazaquistão brigando com a Polônia pela segunda posição no grupo. Mas isso é apenas fora de quadra, dentro de quadra é diferente, é cinco contra cinco e tudo pode acontecer. Sabemos que o grupo é difícil e temos que respeitar muito nossos rivais, mas esse favoritismo fica fora de quadra. Vamos fazer de tudo para buscar essa classificação.

O Cazaquistão está se preparando para a Euro há quase duas semanas. Nos meses anteriores, também visando à competição europeia, os cazaques disputaram dois torneios, no Irã e na Tailândia. No final de semana, em fase final de preparação, o selecionado empatou com a forte seleção da Ucrânia.

- A preparação foi boa, estamos juntos há mais de dez dias juntos e esse tempo foi muito proveitoso, deu pra recuperar um pouco do entrosamento, tem uma molecada nova que veio pra jogar e que vai ajudar. Fomos pra Kiev onde jogamos um amistoso contra a forte seleção ucraniana e empatamos de 1 a 1. Não devemos nada pra eles, jogamos melhor e tivemos mais oportunidades. Já chegamos à Eslovênia e sentimos o clima da competição. Agora é finalizar os treinamentos para a estreia.

Entre os melhores do mundo

Nas temporadas de 2015 e 2016, Léo Higuita foi eleito melhor goleiro do mundo de futsal. Já em 2017 o goleiro do Kairat e do Cazaquistão acabou ficando na segunda posição, atrás de ‘Paco’ Sedano, do Barcelona. O resultado do prêmio saiu neste mês de janeiro. O ídolo do futsal cazaque comentou sobre o prêmio.

- O título individual de melhor goleiro do mundo sempre vem em segundo plano, o coletivo sempre vem em primeiro, conquistar o título de uma UEFA, uma Euro, é muito mais importante do que ser melhor individual. Se conseguir ser o melhor goleiro do mundo claro que vou ficar extremamente feliz como fiquei quando ganhei nos outros dois anos, pois mostra que o trabalho está sendo bem feito e que muitas pessoas estão gostando. Ser o primeiro é detalhe os outros goleiros também são muito qualificados. Fico feliz com o segundo lugar e mantendo meu nível entre os melhores do mundo – concluiu.