Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Especialistas provocam reflexões no futebol: ‘Precisamos de mudança’

Em evento da Universidade do Futebol, especialistas falaram sobre a necessidade de profissionalizar as gestões de clubes para desenvolvimento do futebol no Brasil

João Paulo Medina em evento de abertura do curso Gestão Técnica no Futebol (Foto: Melissa Gargalis)
Escrito por

Gestão e futebol devem andar de mãos dadas. Esta foi a mensagem passada a quem estava presente no auditório do Museu do Futebol, em São Paulo, durante o evento de abertura do curso Gestão Técnica no Futebol, nesta última terça-feira.

Com o intuito de trocar conhecimentos e ajudar no desenvolvimento do esporte mais praticado pelos brasileiros, especialistas discutiram sobre temas relevantes como a formação de jogadores e a transição base-profissional, assim como os principais desafios da gestão esportiva no Brasil. Para eles, a profissionalização de todos os setores em um clube é essencial para desenvolver uma conduta diferenciada no futebol brasileiro:

- A mudança tem que vir de dentro dos próprios clubes, quando um presidente assumir que não tem capacidade técnica para administrar um clube. Não adianta contratar um CEO, porque isso é uma certa doença do Brasil. Enquanto um presidente não admitir que ele não entende de tudo, de marketing, de jurídico, de RH, de gestão, nada vai mudar - afirmou Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão esportiva, complementando:

- O Barcelona, por exemplo, gasta 27 milhões de euros com gestão e tem uma estrutura profissional em todas as áreas. Está certo que o Barcelona é uma referência, mas por que nós não podemos fazer o mesmo? A Espanha é um país latino e tem os mesmos defeitos que a gente. O poder que o executivo e o legislativo têm para fazer leis e criar uma mudança estrutural pode acontecer. Precisamos de mudanças - finalizou.

O professor João Paulo Medida, fundador da Universidade do Futebol, que ministra o curso, foi o responsável por conduzir a reunião. O encontro ainda contou com outros grandes profissionais como Augustín Peraita Serra, coordenador da Escola Barcelona em São Paulo, Rodrigo Leitão, coordenador das categorias de base da Ponte Preta e Marcelo Lima, gerente do Ituano.

André Mazzuco, diretor de futebol do Red Bull Brasil, José Francisco Manssur, vice-presidente de comunicação e marketing do São Paulo, e Cícero Souza, gente de futebol do Palmeiras, também estiveram presentes e deram suas visões sobre o cenário do futebol no Brasil e no mundo.

O curso terá duração de quatro meses e será conduzido através de uma plataforma online. O volante Elias, do Corinthians, e o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, estão entre os alunos matriculados.