O Fortaleza fez o que só o Cruzeiro conseguiu nesta edição do Campeonato Brasileiro. Em noite iluminada dos atacantes Herrera, Bareiro, Breno Lopes e Deyverson, a equipe comandada por Martín Palermo venceu o Bahia por 3 a 2 na Arena Fonte Nova na noite desta quinta-feira - até então o melhor mandante da competição -, e segue vivo na luta contra o rebaixamento. O Tricolor baiano, por sua vez, se complica na luta por vaga direta na Libertadores.

O resultado deixa o Bahia estacionado na sétima posição, fora da zona de classificação direta para a Libertadores 2026, com 53 pontos, enquanto o Fortaleza pula para a 18ª posição, com 34, e fica a três pontos do Inter, primeiro time fora do Z-4.

Veja os melhores momentos de Bahia x Fortaleza

Fortaleza brilha no primeiro tempo

Em uma noite chuvosa na cidade de Salvador, a partida ficou muito condicionada ao estado do gramado da Arena Fonte Nova, que não era nada bom. A primeira grande chance, inclusive, foi logo no minuto inicial, quando Luciano Juba arriscou um passe atravessado na defesa e o campo pesado deixou a bola lenta até encontrar Pochettino, que mandou por cima da meta de Ronaldo.

O Bahia respondeu com finalização de Erick Pulga para grande defesa de Brenno, lance que parece ter feito o Tricolor baiano acordar e criar mais volume de jogo. Ainda assim, o Fortaleza seguiu perigoso nas escapadas ao ataque e chegou a acertar o travessão aos 23 minutos em chute de Bareiro na área depois de passe de Breno Lopes. Esse mesmo Bareiro que, dez minutos antes, marcou um gol anulado.

Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
➡️ Tudo sobre o Leão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fortaleza

E adivinha quem apareceu aos 29 minutos para abrir o placar... Ele mesmo, Bareiro. O camisa 27 aproveitou grande jogada de Herrera na ponta direita e cabeceou sem chances para Ronaldo. Mas ainda deu tempo para mais.

Se Herrera foi garçom no gol de Bareiro, agora foi a vez do argentino receber cruzamento do seu compatriota Pochettino e aparecer nas costas de Juba para cabecear no contrapé do goleiro do Bahia. A equipe baiana não conseguiu destravar depois de sofrer o segundo gol e saiu para o vestiário vaiada pela torcida.

Bareiro e Herrera comemoram gol contra o Bahia (Foto: Fillipe Alves/Agência F8/Gazeta Press)

Bahia tenta reação, mas Fortaleza é premiado pela consistência

Como já era de se imaginar, o Bahia partiu para cima no segundo tempo, enquanto o Fortaleza apostou nos contra-ataques e exploração dos espaços. Apesar da pressão inicial pouco efetiva por parte dos baianos, o Leão do Pici seguiu assustando nos contra-ataques, principalmente nas descidas de Breno Lopes.

O cenário só ficou mais favorável ao Bahia a partir dos 20 minutos, quando Willian José aproveitou pênalti sofrido por Ademir e cobrou com maestria para estufar as redes e diminuir o placar. Rogério Ceni, então, tirou o zagueiro David Duarte, que saiu machucado, e mandou o time para cima com a entrada de Everton Ribeiro.

Willian José comemora gol de pênalti contra o Fortaleza (Foto: Fillipe Alves/Agência F8/Gazeta Press)

Depois de um período de abafa total, o Fortaleza se segurou e conseguiu ampliar em uma jogada que parecia despretensiosa. Herrera ganhou a disputa de Acevedo na linha de fundo, passou por Ademir e chegou livre na área para achar Deyverson após bate-rebate. Iluminado, o atacante aproveitou a sobra e ampliou para o Laion. O Bahia até ensaiou uma reação ao diminuir com Tiago aos 42 minutos no segundo tempo, mas não conseguiu evitar sua segunda derrota em casa neste Brasileirão.

Partida entre Bahia e Fortaleza, pelo Brasileirão (Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC)

➡️Bahia vence concorrência de Flamengo e Palmeiras e contrata joia do Resende

Próximos jogos

O Bahia volta a campo a partir das 16h deste domingo (horário de Brasília), quando enfrenta o Vasco também na Arena Fonte Nova, pela 35ª rodada do Brasileirão. Já o Fortaleza só entra em campo às 19h da próxima quarta-feira, contra o Bragantino, no Estádio Cícero de Souza Marques, em jogo adiantado da 36ª rodada.

✅Ficha técnica

BAHIA 2 X 3 FORTALEZA
34ª RODADA DO BRASILEIRÃO

📆 Data e horário: quinta-feira, 20 de novembro, às 18h (de Brasília);
📍 Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
🥅 Gols: Bareiro, 29'/1ºT; Herrera, 35'/1ºT; Deyverson, 30'/2ºT (Fortaleza) | Willian José, 20'/2ºT; Tiago, 42'/2ºT (Bahia);
🟨 Cartões amarelos:
Bareiro, Diogo Barbosa, Brenno, Pierre, Bruno Pacheco (Fortaleza); Ademir (Bahia);
🟥 Cartões vermelhos: -
🧑‍🤝‍🧑 Público pagante:
39.813;
💸 Renda:
1.343.171,00.

⚽ESCALAÇÕES

BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Ronaldo; Gilberto (Cauly), David Duarte (Everton Ribeiro), Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Tiago), Erick (Acevedo) e Jean Lucas; Erick Pulga, Ademir (Kayky) e Willian José.

FORTALEZA (Técnico: Martín Palermo)
Brenno; Mancuso, Lucas Gazal, Ávila e Bruno Pacheco; Pierre, Matheus Pereira (Pablo Roberto) e Pochettino (Allanzinho); Herrera (Yago Pikachu), Bareiro (Deyverson) e Breno Lopes (Matheus Rosseto).

ARBITRAGEM

🟨 Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS);
🚩 Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS);
🖥️ VAR: Daniel Nobre Bins (RS);

Siga o Lance! no Google News