Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Congresso debate descumprimento da CBF à Lei do Profut

Dirigentes de Flamengo, São Paulo, Inter e Grêmio estão entre os que já confirmaram presença na audiência pública que ocorre em Brasília, nesta terça

CBF foi convidada a participar da audiência pública mas não se manifestou (Foto: Reprodução/TV Senado)
Escrito por

Uma audiência pública debate nesta terça-feira, no Congresso, em Brasília, o descumprimento por parte da CBF das normas impostas pela Lei do Profut, que passou a vigorar há um ano. O principal ponto de discussão é a não participação de representantes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nas assembleias administrativas da entidade que comanda o futebol nacional. Dirigentes de Flamengo, São Paulo, Grêmio, Internacional, Ponte Preta, Joinville e Tupi já confirmaram presença na reunião que será realizada pela Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados.

- Essa audiência é um passo a mais diante dos problemas que os clubes estão enfrentando. Houve uma tentativa de diálogo mas a CBF está silenciosa. Mas os clubes não estão sozinhos e vamos entrar nessa briga – afirmou o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), relator do Profut em sua tramitação pelo Congresso, no ano passado, e que foi o autor da solicitação para a realização da audiência pública ao lado do deputado César Halum (PRB-TO).

Há dois meses, cerca de 30 dirigentes de clubes das Séries A e B se reuniram em São Paulo para discutirem a iniciativa a ser tomada diante da impossibilidade de participarem das assembleias da CBF, conforme prega o Profut. A ação idealizada foi a entrega de uma carta ao presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, que não se manifestou em relação à solicitação. Uma ação judicial não está descartada por parte dos clubes.

Outra exigência do Profut que a CBF não está cumprindo é a de exigir a apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND) por parte dos clubes para poderem participar de qualquer competição realizada no futebol brasileiro.

- Quando se ofereceu uma oportunidade para tirar o futebol do atoleiro, foi dado aos clubes contrapartidas para se cumprir. É inaceitável que isso não esteja sendo levado a sério – afirmou Leite.

A CBF foi convidada a participar do encontro mas não havia se manifestado até o início da tarde desta segunda-feira. No encontro também é esperada a participação do Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella.