Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com ligações com o futebol amador do Rio Grande do Sul, Arecuja prepara ida aos torneios profissionais

Objetivo do clube é disputar as divisões de acesso do Campeonato Gaúcho a partir de 2022 e prepara filiação na Federação Gaúcha de Futebol

Cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, não conta com clubes profissionais (Ascom/Arecuja)
Escrito por

O Arecuja Alvorada FC está pronto para se tornar o mais novo clube profissional do Rio Grande do Sul. O famoso projeto social da cidade de Alvorada sempre teve grande ligação com o futebol amador e tem em sua escolinha uma verdadeira fábrica de revelações. O clube já ajudou a revelar nomes como o goleiro Renan Dida, do Azuriz, que está se transferindo para Portugal e o meio-campo Tetê, que brilha no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ambos com passagem pelo Grêmio, além do atacante Garrati, do Hercílio Luz.

Capitaneado pelo presidente Cesar Xavier, o projeto visa ter o Arecuja disputando as divisões de acesso do Campeonato Gaúcho já a partir de 2022. Para que essa ideia se torne realidade, o clube vem dando um passo de cada vez. Nesse momento a filiação na Federação Gaúcha de Futebol é objetivo a ser conquistado. Para isso, conta com o apoio da prefeitura da cidade.

- O apoio do secretário de esporte Jefferson Teixeira Santos e do prefeito José Arno Appolo do Amaral é fator relevante para o sucesso do projeto. Internamente, todo esse trabalho no clube só tem sido possível graças a chegada do Marcelo Silveira e da BF Sports, do Beto Fagundes. A ideia de profissionalizar surgiu pelo motivo de, ao longo de 20 anos, vermos passar pela nossa base vários talentos. Isso nos fez repensar nossa metodologia de trabalho - disse Cesar Xavier, presidente do Arecuja.

O pensamento da diretoria é utilizar o ano de 2021 para buscar parceiros e estruturar o clube. O Arecuja está no mercado em busca de profissionais experientes que possam ajudar na estruturação do projeto. Gaúcho, o diretor executivo e CEO Marcelo Silveira, que atualmente ocupa a gerência de futebol no Bagé FC e acumula passagens vitoriosas pelo futebol do Rio de Janeiro, foi o primeiro nome confirmado, e será, ao lado do presidente, o responsável pela montagem de todos os departamentos do clube.

- Temos que priorizar a organização e a estrutura. Independente da divisão, sempre busco a estrutura de Série A, e assim será aqui no Arecuja. Só a estrutura faz o profissional acreditar no projeto. Dentro das nossas limitações financeiras, iremos priorizar a modernidade. Vamos unificar todos os setores dentro clube para que possamos conquistar os nossos objetivos - contou Marcelo Silveira.

Com cerca de 210 mil habitantes, a cidade de Alvorada, que é vizinha da capital, Porto Alegre, não conta com um clube profissional. Com a população apaixonada por futebol, o Arecuja sonha em se tornar o time do coração do morador local. Vale lembrar que o Internacional mantém na cidade o seu Centro de Treinamento das categorias de base, a Morada dos Quero-Queros, onde inclusive manda alguns dos seus compromissos.