Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Colunistas e blogueiros do LANCE! apontam o que esperam da decisão desta quarta

Final antecipada? Tem algum favorito? Outro time pode se aproveitar do clássico para encostar na briga pela liderança? Especialistas tentam responder

LANCE!
Escrito por

Palmeiras e Flamengo fazem nesta quarta-feira o que para muitos está sendo chamada de final antecipada do Campeonato Brasileiro, mesmo com a competição chegando somente a sua 25ª rodada. O Verdão lidera com 47 pontos, apenas um a mais do que o Rubro-Negro. Portanto, a disputa vale a ponta da tabela de classificação em um momento que as equipes começam a definir pelo que brigarão.

O Palmeiras vem de um empate sem gols com o Grêmio, no Rio Grande do Sul. Já o Flamengo bateu o Vitória, de virada, por 2 a 1, na Bahia. Para tentar decifrar um pouco do que poderá acontecer na capital paulista nesta quarta-feira, o LANCE! ouviu seu time de blogueiros e editores. Acompanhe o que cada um falou:

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO (Colunista do LANCE!)


- Acho que o jogo pode ser visto como uma decisão antecipada do campeonato, principalmente para o lado do Palmeiras. Continuo achando o Verdão favorito ao título e o Flamengo, apesar de ter crescido muito com Zé Ricardo, não sei se, ganhando no Allianz Parque, consegue se manter na ponta até o final do torneio. Até porque tem um elenco mais limitado e um time mais instável, a meu ver. E pode, mais para a frente, ser ultrapassado de novo pelo Palmeiras.

Acredito, no entanto, que o campeão do Brasileirão será um dos dois. Ou Palmeiras ou Flamengo, com muito mais chance para o primeiro, que tem jogado um futebol mais bonito, conta com o craque do campeonato, Gabriel Jesus, e tem surpreendido com um estilo ousado e arisco fora de casa.

Atlético-MG e Corinthians, que fecham o G-4, não acho que tenham condições de chegar à liderança e ao título, embora matematicamente, claro, estejam na briga. Tampouco o Santos, que no máximo briga pelo G-4, assim como o Fluminense.

LUIZ AUGUSTO VELOSO (Blogueiro do LANCE!)

- O Palmeiras tem uma campanha mais regular, mas o Flamengo chega ao jogo mais embalado. Nas últimas 10 partidas, ou seja, dos 30 últimos pontos disputados, o Flamengo conquistou 23 enquanto o Palmeiras somou 18. O Palmeiras fez 10 gols a mais que o Flamengo até aqui, mas provavelmente jogará sem o espetacular Gabriel Jesus, maior revelação recente do futebol brasileiro, e vice-artilheiro da competição. As defesas se equivalem: a do Palmeiras levou 23 gols e a do Flamengo 24.

O Palmeiras é o melhor mandante até aqui: somou 29 dos 36 que estiveram em jogo. Por outro lado, o Flamengo é o melhor visitante: conquistou 20 dos 36 disputados.
Jogo imprevisível. Importante do ponto de vista psicológico se houver vencedor, mas longe de absolutamente decisivo para a definição do título. Restarão ainda 14 jogos ou 42 pontos para serem disputados.

CARLOS ALBERTO VIEIRA (Editor do LANCE!)

- O jogo não pode ser considerado uma decisão, pois ainda faltam muitas rodadas. Mas evidentemente direcionará a reta final do título por isso a sua grande importância. Quem vencer o jogo passa a ser definitivamente o adversário a ser batido e o empate deverá evitar a polarização, pois provavelmente veremos Atlético e Corinthians fazendo uma oportuna aproximação.

Sobre o jogo, está em aberto. O Palmeiras tem o fator casa e sua campanha no Allianz é fenomenal. Mas Gabriel Jesus pode não jogar e esse desfalque pesa muito, embora considere que ainda tenha um leve favoritismo. Já o Flamengo está em um momento de alta, com resultados relevantes e um moral que há muitos anos não se v~e pelas bandas da Gávea

A rodada na verdade é mais decisiva para Santos e Grêmio. Ambos têm, jogos duríssimos e podem encerrar a rodada muito atras, praticamente saindo da briga pelo caneco.

VINÍCIUS PERAZZINI (Editor do LANCE!)

- Palmeiras e Flamengo têm times e elencos de grande qualidade. Merecidamente, chegaram neste jogo como primeiros colocados do Brasileirão. Mesmo sem Gabriel Jesus, que não deverá jogar por lesão, acredito que o Palmeiras conta com ligeira vantagem no duelo, por estar atuando diante de sua torcida. Sem dúvidas, será um jogo de alto nível técnico.

ALEX SABINO (Editor do LANCE!)

- Espero que as duas equipes justifiquem as posições que ocupam na tabela do Brasileiro. O momento é do Flamengo, mas o Palmeiras sabe, desde o ano passado, transformar seu estádio em um caldeirão. 

EDUARDO MANSELL (Editor do LANCE!)


- Não trato a partida como uma decisão, pois para mim a competição está em aberto. Caso aconteça um empate, por exemplo, o que não é nenhum absurdo, o Atlético-MG, ganhando na rodada, volta a brigar, por exemplo. Especificamente em relação ao jogo, vejo o momento do Flamengo melhor, pois vem de vitória, enquanto que o Palmeiras não terá a sua principal estrela, Gabriel Jesus.

MARIO MARRA (Colunista do LANCE!)

- O melhor momento, pra mim, é do Flamengo. O Rubro-Negro vive um momento mágico, de fazer o gol na hora certa, se superar, do encaixe do Diego ter dado certo, a defesa vacila menos do que antes, Fernandinho, sempre questionado, decidiu jogos importantes.

O Palmeiras é muito forte em casa, acho até que já foi mais forte. Antes resolvia os jogos com 20 minutos. Percebo que o Verdão está encarando muito como decisão. Os jogadores tem falado muito sobre isso. Era algo que o Cuca já tinha jogado a ideia desde o Campeonato Paulista, de que eles iriam lutar pelo Brasileiro.

Acho que eles já estão percebendo que isso pode ser real. Isso igualaria um pouco a partida. Sem isso, o Flamengo, mesmo fora de casa, seria favorito. O bom momento do Fla e a motivação do Palmeiras torna o jogo menos decifrável antes da hora.