Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Pedro Rocha de personagem, Grêmio vence o Atlético-MG no Mineirão e fica perto do título

Atacante marcou os dois primeiros gols do Tricolor e desperdiçou duas boas chances antes de ser expulso na etapa final. Galo descontou, mas Everton ampliou a vantagem gremista

(Foto: Fernando Michel/Lancepress)
Escrito por

O Grêmio que vive jejum de 15 anos sem títulos "grandes" está, desde a noite desta quarta-feira, próximo de encerrar tal jejum, de colocar um ponto final no período iniciado após a conquista da Copa do Brasil de 2001. Com dois gols de Pedro Rocha, que seria expulso na etapa final, o Tricolor, de ótima atuação, derrotou o Atlético-MG por 3 a 1, em pleno Mineirão, no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil. Clique aqui e confira como foi o lance a lance do duelo em Belo Horizonte. 

Com o 3 a 1 em solo mineiro, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença na próxima quarta, na Arena, que levará a sua quinta Copa do Brasil. Já o Atlético precisa de um triunfo por dois gols de diferença (por qualquer placar, pois o gol fora de casa não é critério de desempate) para levar a decisão aos pênaltis. Já para ser conquistar a segunda Copa do Brasil de sua história, o Galo precisa de uma goleada em Porto Alegre. 


PRÓXIMOS JOGOS

Antes de voltarem a se enfrentar, Atlético e Grêmio atuarão no próximo domingo, pelo Brasileirão. O Galo receberá o São Paulo, na Arena Independência, às 17h. Já o Grêmio visitará o Santa Cruz, no Arruda, às 19h30.

EFICÁCIA TRICOLOR NO MINEIRÃO

Um primeiro tempo de altíssimo nível do Grêmio no Mineirão. Adiantando a marcação, com Douglas, Luan e Pedro Rocha sendo os responsáveis pela primeira linha defensiva, o Grêmio soube conter o ímpeto atleticano nos primeiros minutos e, com a bola, buscar os espaços necessários. Tal postura em campo gerou dificuldades ao Galo, que não conseguiu apresentar a sua conhecida volúpia ofensiva. Faltou inspiração ao Atlético.

E o gol que fez justiça ao desempenho gremista veio aos 29. Passe preciso de Maicon, domínio de Pedro Rocha, drible desconcertante em Gabriel e gol. O segundo quase veio aos 41. Novo passe de Maicon e Pedro Rocha cara a cara com Victor. Ele tentou encobrir o camisa 1, mas Gabriel salvou. Grohe, mero expectador até então, marcou o seu "gol" aos 42. O único bom ataque atleticano terminou com Junior Urso, mas o camisa 1 tricolor, com a mão esquerda, espalmou. E ainda houve tempo para outra chance de... Pedro Rocha. Contra-ataque perfeito que terminou com a defesa de Victor.

PEDRO ROCHA PROTAGONISTA, GOL DO GALO E VANTAGEM TRICOLOR

Se teve emoção no primeiro tempo, a etapa final não ficou devendo nada. Absolutamente nada. O Galo, naturalmente, tentou pressionar o Grêmio, levando certo perigo com Júnior Urso. Mas coube ao Grêmio marcar. E com quem? Pedro Rocha. Bobeada da defesa atleticana, ótima investida do camisa 32 e finalização fora do alcance de Victor.

Eis que, aos 21 minutos, Pedro Rocha voltou a ser personagem. Ele cometeu falta em Carlos César (já tinha amarelo por ter tirado a camisa ao comemorar seu segundo gol), recebeu o segundo e foi expulso. A pressão atleticana aumentou consideravelmente. Pressão que resultou em gol. Cobrança de escanteio e gol de Gabriel, aos 36, finalizando de primeira e marcando o seu primeiro gol pelo time principal do Galo! Logo Gabriel que falhou nos dois gols gremistas.

O valente Atlético ia em busca do empate. Mas o Grêmio esperava por um contra-ataque para respirar. E ele veio aos 45. Pedro Geromel chamou a responsabilidade para si e, como um lateral, cruzou na medida para Everton, que fez Grêmio 3 a 1. Vantagem tricolor e promessa de outro grande jogo na Arena.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 3 GRÊMIO


Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 23/11/2016 – 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-PE)
Auxiliares: Rodrigo F. Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Câmara Bastos (Fifa-SC)
Público/Renda: 50.586 presentes/R$ 4.082.175,00
Cartões amarelos: Gabriel, Lucas Cândido e Júnior Urso (CAM); Edílson, Maicon e Marcelo Grohe (GRE)
Cartões vermelhos: Pedro Rocha, 21'/2ºT (GRE)

Gols: Pedro Rocha, 29'/1ºT(0-1) e Pedro Rocha, 9'/2ºT(0-2), Gabriel, 36'/2ºT(1-2) E Everton, 45'/2ºT(1-3). 

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Leandro Donizete, Junior Urso (Marcos Rocha, 26'/2ºT), Cazares (Clayton, 13'/2ºT) e Maicosuel (Hyuri, 26'/2ºT); Robinho e Lucas Pratto – Técnico: Marcelo Oliveira.

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jailson, 43'/2ºT) e Douglas (Everton 35'/2ºT); Pedro Rocha e Luan (Fred, 47'/2ºT) – Técnico: Renato Portaluppi.