Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Agora recordista ao lado de Felipão, Marcelo Oliveira exalta nova decisão

Técnico alcançou a sua quinta final de Copa do Brasil. São três vices e um título

                   Marcelo Oliveira (à esquerda) antes de a bola rolar nesta quarta (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
Escrito por

A classificação do Atlético-MG à final da Copa do Brasil, feito alcançado na noite desta quarta-feira, fez o técnico Marcelo Oliveira alcançar Felipão, o então único recordista, no número de finais da competição. O comandante atleticano chegou à quinta decisão em um intervalo de apenas seis anos. São três vices e o título do ano passado comandando o Palmeiras.

A carreira de Marcelo Oliveira como técnico alcançou novo status no Coritiba. Foi à frente do Coxa que ele conquistou o Campeonato Paranaense em 2011 e 2012 e, nos mesmos anos, foi vice-campeão da Copa do Brasil – o seu Coritiba foi superado por Vasco e Palmeiras, respectivamente, nessas duas decisões. Após um "hiato" em 2013, Marcelo Oliveira chegou à terceira final em 2014, com o Cruzeiro. E, novamente, ele viu seus comandados serem superados, desta vez pelo Atlético.

A "redenção" de Marcelo na Copa do Brasil veio no ano passado, após ter sido bicampeão brasileiro com o Cruzeiro, mas lidar com muitas críticas pelo desempenho dos seus times em torneios mata-mata. O Alviverde superou o Santos na decisão e foi campeão, garantindo a primeira taça do técnico na Copa do Brasil após três batidas na trave.


Ao alcançar a quinta final em um intervalo de apenas seis anos, Marcelo Oliveira alcançou a marca de Luiz Felipe Scolari. Felipão foi campeão com Criciúma (1991), Grêmio (1994), Palmeiras (1998 e 2012) e vice com o Grêmio (1995). Felipão que alcançou sua quinta decisão 21 anos após a primeira. Neste "quesito", o treinador atleticano leva ampla vantagem.

– É muito importante e gratificante. Não é fácil chegar a tantas finais com times diferentes. Tanto no Cruzeiro, no Palmeiras, e até no Coritiba, se falaram muito do elenco, mas depois que nós passamos por esses times, eles não conseguiram chegar à final da Copa do Brasil – disse o técnico, em coletiva. 

Marcelo Oliveira dividia a segunda posição em decisões de Copa do Brasil com Levir Culpi, atualmente à frente do Fluminense. Ele foi finalista em 1996 (campeão com o Cruzeiro), 1998 (vice com o Cruzeiro), 2000 (vice com o São Paulo) e 2014 (campeão com o Atlético-MG). 

Resta saber se Marcelo Oliveira, ex-jogador do Galo e de diversas passagens pelo clube na condição de técnico, colecionará mais um vice ou será bicampeão da Copa do Brasil tendo pela frente o Grêmio nos próximos dias 23 e 30.