9c365144-0d1d-4a57-a20d-8b1eb8861d41_Nathalia-Gomes-Editora-1-aspect-ratio-1024-1024
Nathalia Gomes
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 11/09/2025
13:51
Atualizado há 27 minutos
Compartilhar

A Uefa divulgou nesta quinta-feira o palco da decisão da Champions League 2026/27. A final da principal competição da Europa será realizada no Riyadh Air Metropolitano, casa do Atlético de Madrid. A informação já havia sido vazada por Rafael Louzán, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), no início do ano.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

No entanto, a confirmação aconteceu nesta quinta-feira, por meio de um comunicado nas redes sociais. "O Comitê Executivo da Uefa nomeou o Estádio Metropolitano de Madri como anfitrião da #UCLfinal de 2027", escreveu a entidade.

A disputa do Metropolitano era com o Olímpico de Baku, no Azerbaijão; outra opção era o Giuseppe Meazza, mas as obras em andamento levaram a Uefa a optar pelo fim da candidatura italiana.

Esta será a segunda decisão de Liga dos Campeões no Metropolitano. A primeira aconteceu em 2018/19, quando o Liverpool de Salah e Jürgen Klopp superou o Tottenham de Harry Kane, Son e Lucas Moura por 2 a 1.

Será a sexta final em Madrid, apenas Londres sediou mais decisões. O Estádio Santiago Bernabéu recebeu as finais de 1957, 1969, 1980 e 2010.

Nesta temporada, a grande final será realizada na Puskás Aréna, em Budapeste. A fase de liga da Champions League começa na próxima semana.

🏟️ Conheça o Metropolitano, sede da final da Champions de 2026-27

O estádio foi inaugurado em 6 de setembro, voltado para a prática de atletismo, e era conhecido como Olímpico de Madri, ou La Peineta. Em 2008, o presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, adquiriu a propriedade e ordenou obras para a transformação e modernização do local.

A formalização da escritura de transferência do estádio foi assinada em 5 de maio de 2017, e o Atleti deixou para trás o lendário Vicente Calderón. Os direitos de nome foram mudando ao longo do tempo: primeiro, a arena foi conhecida como Wanda Metropolitano, levando a marca do conglomerado de multimídia chinês; em 2022, a Civitas, marca de botas, adquiriu os direitos; e desde o começo da temporada atual, o estádio é conhecido como Riyadh Air Metropolitano, companhia aérea da Arábia Saudita.

A inauguração aconteceu no dia 16 de setembro do mesmo ano, em vitória por 1 a 0 sobre o Málaga. O primeiro gol não podia ser diferente: Antoine Griezmann, maior artilheiro da história do clube, foi o autor do tento.

Palcos de decisões já confirmados pela Uefa

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Siga o Lance! no Google News