Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por comentários sexitas, presidente de clube inglês sofre punição

Dirigente de time da Nona Divisão é banido por cinco jogos por ofender árbitra

Mary Harmer é uma das árbitras mais promissoras da Inglaterra (Foto: Reprodução)
Escrito por

No Dia Internacional da Mulher, a Federação Inglesa (FA), anunciou uma punição ao presidente do Wellinborough Town, Martin Potton. O dirigente do clube da Nona Divisão é acusado de fazer comentários sexistas à árbitra Mary Harmer, que apitava o jogo contra o Rushden & Diamonds quando o seu time perdia por 7 a 0 em uma partida em abril do ano passado.

Durante a partida, o presidente ficou gritando que não deveriam haver mulheres apitando no masculino, e que ela deveria deixar o jogo. Ele foi banido por cinco jogos e terá que pagar uma multa de 75 libras (cerca de R$ 400).

- Eu disse a ele: "Vamos tomar um chá, vamos sentar e conversar, aí você me diz por que não deve haver mulheres no futebol. Estou interessada em saber seu ponto de vista". O futebol está mudando - disse a árbitra à BBC.

Segundo Lindsay England, fundadora do grupo Just a Ball Game (Apenas um jogo de Bola, em tradução livre), explicou como foi o episódio.

- Ninguém o desafiou e ninguém riu do que ele falava. Para mim, ele sabia muito bem o que estava falando e acha que tem o direito de falar esse tipo de coisa - disse, para depois ser apoiada por Sue Ravenlaw, líder do programa da igualdade da FA:

- Qualquer abuso discriminatório no futebol é totalmente inaceitável. Nós encorajamos um ambiente coletivo no clube. Qualquer um que testemunhar esse tipo de abuso, deve acusar.

Já o presidente, de forma curta, disse à BBC que nega todas as acusações e que foi considerado culpado estando ausente, e que não teve o direito de se defender.

No quadro da FA desde 2009, entrou no programa de desenvolvimento no fim do ano passado, e já apita em categorias inferiores desde os 15 anos. Com uma grande formação acadêmica, ela é vista como provável primeira mulher a apitar algum jogo da Premier League no futuro.