Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Neymar foi projetado para ser o melhor, mas virou o mais odiado do mundo

O craque brasileiro atrai os instintos mais sórdidos dentro e fora dos gramados

SAMEER AL-DOUMY / AFP
Escrito por

O PSG confirmou que Neymar sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e perderá o confronto contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O clube não terá seu principal astro num momento decisivo da temporada, o que se tornou recorrente.

Mas o episódio ocorrido na partida contra o Caen, na Copa da França, novamente levantou a discussão sobre causas e efeitos. O técnico adversário colocou a culpa em Neymar. "É um chorão e beneficia-se da indulgência dos árbitros, porque provoca sempre com as fintas".

Até que mudem a regra do futebol, o drible é permitido e o árbitro não está lá para impedi-lo. Que as atitudes de Neymar dentro de campo irritam os oponentes não é surpresa para ninguém. Só na França, Neymar coleciona diversas trocas de acusações contra rivais. Mas isso não justifica a caça proposital e sistemática ao brasileiro, vítima de jogadas violentas, estas sim negligenciadas pela arbitragem.

Toda a espetacularização em torno da carreira de Neymar fez com que ele carregasse o status de celebridade dentro dos gramados, provocando sentimentos diversos. A admiração que o projetava como futuro melhor do mundo foi sobreposta por uma mistura de ódio e zombaria a cada queda ou fracasso.

E o desabafo de Neymar após a nova lesão retrata alguém que perdeu o controle sobre estas reações. No fim, é triste ver a penalização do bom futebol. Aos 29 anos, Neymar conquistou fama, dinheiro e títulos. Mas hoje virou uma espécie de pinhata, atraindo os instintos mais sórdidos e sempre pronto para receber o próximo golpe.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.