Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Italiano: reunião nesta quinta define protocolo para volta aos treinos

Federação definirá procedimentos e eliminará dúvidas -  a principal é o que fazer  no caso de ocorrer nova onda de infecção no país - para reiniciar treinamentos coletivos  na Série A

Semana será decisiva para a retomada do futebol na Itália (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)
Escrito por


A Federação de Futebol da Itália, a FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio) irá se reunir nesta quinta-feira, na sede da entidade, em Roma, com o Comitê Técnico Científico para analisar o protocolo para a retomada de treinos em grupo da totalidade das equipes da Série A italiana,  que ela espera que ocorra até o dia 18.

O principal ponto é sobre o comportamento a ser adotado no caso de ocorrer uma nova onda de infecção da Covid-19. Afinal, neste caso, os especialistas compartilham a linha da Federação Italiana de Medicina Esportiva e recomendam quarentena coletiva de 14 dias para todo o grupo de uma equipe, cenário que , se ocorrer após o reinício do campeonato, o interromperia definitivamente.

- Durante um jogo de futebol, temos  22 jogadores e outros 200 em seu entorno. Deve-se avaliar se o risco é aceitável. Um médico nunca deixaria ninguém doente, mas a decisão é política, porque somente a política pode fazer a síntese entre as necessidades das pessoas, da economia e da sociedade - disse Giovanni Rezza, diretor do Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Superiore di Sanità e membro do CTS ao "Corriere della Sera". completando que um protocolo de consenso será determinante para a retomada de jogos e o fim do campeonato.

No momento, os clubes estão em situações distintas quanto a volta aos treinos. Sassuolo, Lecce Milan, Juventus, Bolonha e Udinese, por exemplo  já iniciaram treinos ou finalizaram testes e permitem que os jogadores usassem suas instalações para treinamento individual, em conformidade com as regras do distanciamento social. Fiorentina, Roma, Nápoles e Parma ainda estão com seus jogadores em confinamento.