Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Guangzhou Evergrande é punido por cartazes discriminatórios

Confederação Asiática de Futebol ainda não anunciou qual será a punição ao clube, porém, equipe pode ter estádio fechado por dois jogos

Torcedores protestaram também com bandeiras da China (Foto: AFP)
Escrito por

Nesta quinta-feira, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) puniu o Guangzhou Evergrande, que é o atual campeão do Campeonato Chinês, por um cartaz contra a separação de Hong Kong que estava na arquibancada.

Segundo o comunicado oficial, os torcedores do Guangzhou demonstraram "discriminação" e tiveram "má conduta" no duelo da última terça-feira, contra o Eastern de Hong Kong, em partida válida pela fase de grupos da Liga dos Campeões Asiática.

A AFC ainda não anunciou qual será a punição ao clube, mas, de acordo com o regulamento, pode fechar o estádio do time treinado por Luiz Felipe Scolari por dois jogos oficiais, além de aplicar uma multa de cerca de US$ 10 mil.

- Aniquilem os cães britânicos, extinguam o veneno da independência de Hong Kong - dizia um dos cartazes falando sobre a disputa na ex-colônia britânica. Hong Kong tem um alto nível de autonomia e o resto da China tenta combater a proliferação de movimentos pró-democracia por lá.

Alguns torcedores do Eastern tentaram invadir a arquibancada dos visitantes para retirar os cartazes, mas os seguranças impediram o ato para que não houvesse nenhum risco de confronto entre as partes.

Dentro de campo, o Guangzhou Evergrande ganhou neste embate por 6 a 0 e se classificou matematicamente às oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia. A equipe conquistou os seis últimos campeonatos chineses e ganhou a Champions em 2013 e 2015.