Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo e Palmeiras estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025; veja formato

Competição será disputada em formato diferente, reunindo mais clubes

Novo Mundial de Clubes da Fifa terá 32 clubes participantes (Foto: Divulgação/Fifa)
Escrito por

Flamengo e Palmeiras estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025, quando entra em cena o novo formato do torneio. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Fifa. A competição terá 32 clubes, e contará com seis representantes da Conmebol. Quatro deles serão os campeões da Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 e 2024. As outras duas vagas serão preenchidas pelos times em melhores posições no ranking da federação sul-americana, levando-se em conta os mesmos quatro anos.

Cabe ressaltar, porém, que a próxima edição do Mundial de Clubes, referente a 2023, será disputada no fim deste ano, na Arábia Saudita, entre os dias 12 a 22 de dezembro. O formato será o mesmo dos últimos anos: sete clubes, um de cada continente e o representante do país-sede. O título conquistado pelo Real Madrid sobre o Al Hilal é referente ao Mundial de Clubes de 2022.

+ Fifa deve mudar formato para a Copa do Mundo de 2026, mantendo quatro seleções por grupo

NOVA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DO MUNDIAL DE CLUBES

Uefa (Europa): 12 vagas
Conmebol (América do Sul): 6 vagas
AFC (Ásia): 4 vagas
CAF (África): 4 vagas
Concacaf (América do Norte e Central): 4 vagas
OFC (Oceania): 1 vaga
País-sede do torneio: 1 vaga


O Mundial de Clubes de 2025 será disputado entre junho e julho. A competição passará a ser disputada de 4 em 4 anos, tal qual a Copa do Mundo. Ainda não há, porém, uma sede definida ou mais informações sobre como se dará a disputa.

Em relação às 12 vagas da Uefa, quatro delas ficarão com os campeões da Champions League de 2021 (Chelsea), 2022 (Real Madrid), 2023 e 2024. As demais também deverão ser preenchidas por ranking, assim como no caso da Conmebol.

Há algumas restrições para evitar que muitos clubes de um determinado país disputem o torneio. A Fifa estabeleceu um limite de dois clubes do mesmo país no torneio. No entanto, isso pode mudar se mais de dois clubes do mesmo país vencerem o torneio continental no período de quatro anos.

Por exemplo, no caso da Conmebol, o Brasil já está no limite com dois representantes: Palmeiras e Flamengo. Porém, se mais um clube brasileiro conquistar a Libertadores nos próximos dois anos, ele também irá para o Mundial.