Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Equador arranca empate no fim e mantém escrita com a Bolívia

Neste século, os bolivianos, em Eliminatórias, não ganharam do Equador em casa. Nesta terça, abriram 2 a 0, mas cederam a igualdade. Resultado afunda a Bolívia na tabela 

O lateral-esquerdo Bejarano (17) erra o tempo da bola e acaba sendo desmarcado pelos equatorianos (Foto:AFP)
Escrito por


O Equador foi até La Paz e, após  sair para o intervalo derrotado por  2 a 0 pela Bolívia (golaços de Pablo Escobar), teve notável reação na etapa final. Diminuiu com Enner Valencia logo aos dois minutos e, aos 43, quando estava com um a menos, festejou mais um gol de Enner Valencia, fechando o placar em 2 a 2.

Enner acabou como o protagonista mais uma vez. Melhor em campo na vitória por 3 a 0 sobre o  Chile, ele virou personagem por sua saída inusitada daquele jogo, quando "passou mal" e foi internado num hospital apenas para não ser preso por não pagar pensão à ex-mulher.  Ele seguiu "hospitalizado" até arrumar seus problemas jurídicos, com isso conseguiu ir para La Paz, foi escalado e mais uma vez foi decisivo para a sua seleção.

A vitória leva o Equador aos 17 pontos, permanecendo no G5. A Bolívia foi para oito pontos, está em penúltimo e as suas chances de conseguir ir à Rússia-2018  são mínimas.

O empate fez o Equador manter uma escrita. Neste século, a seleção ainda não perdeu em La paz nas Eliminatórias (três vitórias e dois empates). Das seleções sul-americanas, é a maior asa negra da Bolívia em seus domínios. 
 
O JOGO

A Bolívia mandou no primeiro tempo desde o primeiro minuto, quando Veizaga  - voltando após suspensão - chutou e obrigou o goleiro Dreer a fazer uma defesa espetacular. Com o Equador ainda sonolento, a Bolívia voltou ao ataque e saiu na frente em grande estilo, quando Pablo Escobar recebeu e, de fora da área, mandou uma bomba de canhota. Golaço.

Tirando uma jogada de Enner Valencia que Bejarano evitou o perigo, o Equador não assustava e não era sombra do time que dera um nó no Chile em Quito, vencendo os bicampeões da América do Sul por 3 a 0 há menos uma semana. Já a Bolívia parecia ter assimilado bem a surra de 5 a 0 que levou do Brasil em Natal e jogou com muita tranquilidade, chegando ao segundo gol aos 42 quando Marcelo Moreno tocou para Pablo Escobar tirar a marcação e chutar sem chance para Dreer.

No segundo tempo o Equador mostrou suas armas aos dois minutos. Antonio Valencia cruzou e Enner Valencia bateu com categoria com a perna direita e diminuiu o placar.

O Equador voltou para o jogo e o duelo pegou fogo entre os 20 e 30 minutos, com muitas chances para ambas as seleções.  Enner Valencia teve três chances para virar em cabeçadas. Nas duas primeiras, obrigou o goleiro Lampe a boas intervenções. A terceira, a melhor, foi para fora. Era gol feito.  A Bolívia lamentou as chances com Arce e Marcelo Moreno. Nas duas vezes o goleiro Dreer apareceu para salvar.

Após ficar com um a menos - o zagueiro Caicedo foi expulso -  o Equador manteve o ímpeto, enquanto a Bolívia, mesmo com um a mais, recuou, com substituições defensivas.   E aos 43 a vontade equatoriana fou recompensada. Antonio Valencia recebeu e cruzou. Fidel Martínez não chegou, mas Enner Valencia, sim. O atacante bateu e mandou para a rede, 2 a 2 e um empate com sabor de goleada.   
A lamentar, apenas o amarelo que Enner Valencia levou no fim. Foi o seu segundo e desfalcará a seleção na partida da prõxima rodada contra o Uruguai.

FICHA TÉCNICA
BOLÍVIA 2 X 2 EQUADOR
ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS - 10ª RODADA
DATA E HORÁRIO
: 11/10/2016 - 17h (de Brasília)
ÁRBITRO:  Mario Díaz de Vivar (PAR)
LOCAL:  Estádio Hernando Siles, La Paz (BOL)
AUXILIARES: Juan Zorrilla e Milcíades Saldivar (PAR)
CARTÕES AMARELOS:  Ramallo, Jorge Flores, Marcelo Moreno, Saavedra (BOL), Mina, Luis Caicedo, Enner Valencia, Cristian Ramírez (EQU)
CARTÃO VERMELHO: Luis Caicedo (EQU), aos 33'/2ºT;

GOLS: Pablo Escobar, 3'/1ºT (1-0), Pablo Escobar, 42'/1ºT (2-0), Enner Valencia, 2'2ºT (2-1), Enner Valencia, 42'/2ºT (2-2). 

BOLÍVIA: Lampe; Saavedra, Zenteno, Raldes e Bejarano (Jorge Flores, 6'/2ºT); Veizaga, Walter Flores, Pablo Escobar (E. Rodríguez, 39'/2ºT) e Arce;  Marcelo Moreno e Ramallo (Duk, 16'/2ºT). TEC: Guillermo Hoyos.

EQUADOR: Dreer; Paredes (Mena, 26'/2ºT), Mina, Caicedo e Cristián Ramírez; Orejuela (Oyola, 32'/2ºT), Noboa (Achilier, 35'/2ºT), Antonio Valencia e Fidel Martínez; Ibarra e Enner Valencia. TEC: Gustavo Quinteros.