Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Empate em casa com o Sporting valerá título português para o Porto

Líder com cinco pontos de vantagem para o Benfica e em vantagem no confronto direto, Porto poderá sair do Estádio do Dragão nesta quarta-feira celebrando o caneco 29 da Liga

Marega é um dos destaques do Porto, que poderá sagrar-se campeão nacional nesta quarta (FILIPE AMORIM / AFP)
Escrito por


Apenas um empate nesta quarta-feira, em casa, no clássico contra o Sporting. Isto é o que o Porto precisa, às 17h30 (de Brasília), no Estádio do Dragão, para sagrar-se campeão Português da temporada de 2019-2020. Com 76 pontos, cinco à frente do Benfica, caso atinja os 77  os portistas, mesmo perdendo as duas partidas que restarão até o fim da Liga e os rivais vencendo seus dois jogos levam o caneco: afinal, ambos empatariam em pontos e, como o Porto leva a melhor no confronto direto, seria o Top1. A Fox Sports transmite.


Embora jogue em casa e encare um time que está em terceiro lugar com 59 pontos, a verdade é que o favoritismo portista não é grande. O Sporting é, de longe, o time que vem praticando o melhor futebol desde a volta do Português após a parada que gerou o isolamento social por causa da Covid. Não por acaso, é o time com a melhor média de pontos desde então. Por causa desses pontos, o treinador Sergio Conceição pede cautela redobrada para os seus jogadores.

- O Sporting, sob o comando de Ruben Amorim é uma equipe muito diferente e perigosa - disse o treinador portista, que terá quatro desfalques: Marcano e Sérgio Oliveira (machicados) e Jesús Corona e Matheus Uribe (suspensos).


No Sporting, Ruben Amorim não contará com o  atacante Vietto, machucado, mas confirmou a escalação da revelação do futebol português nesta volta do futebol pós-pandemia: o garoto Jovane fará o seu primeiro clássico.

Amorim tentou minimizar o fato de que, quando comandava o Braga, venceu duas vezes o Porto. Ele considera que o momento é bom, mas que mesmo se saindo vencedor da partida, o resultado não irá apagar a irregularidade que o Sporting apresentou na competição e que o levou a estar sempre muito longe dos primeiros lugares.

- Ganhar do Porto será importante, é claro, mas não poderá servir de consolação - disse.

Caso seja o campeão português da temporada, o Porto alcançará o seu caneco de número 29. Ficará atrás apenas do Benfica (atual campeão), que tem 37, e segue abrindo vantagem para o Sporting (18). Como curiosidade, além dos três gigantes, apenas outras duas agremiações já ganharam o Campeonato Português, e ambas uma única vez: Boavista (2000/01) e Belenenses (1945/46).

Vale destacar que Portugal tem direito a cinco vagas em ligas europeias: duas na Liga dos Campeões (já asseguradas para para Porto e Benfica) e três para a Liga Europa. Uma é do Sporting (59 pontos) e o Braga (56p) está quase garantido. A ultima vaga é disputada por Famalicão (52 pontos) e Rio Ave (51p).