Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Eduardo da Silva analisa duelo entre Croácia e Grécia e fala sobre futuro

Atacante do Atlético-PR defendeu a seleção croata na Copa de 2014 e vê favoritismo dos antigos companheiros diante do gregos na repescagem. Futuro no Furacão é incerto

AFP
Escrito por

Na última terça-feira, a UEFA sorteou os confrontos da repescagem europeia que vão definir as últimas quatro vagas do continente para a Copa do Mundo. Os duelos serão Itália x Suécia, Irland do Norte x Suíça, Dinamarca x Irlanda e Croácia x Grécia. Sobre o último duelo, o LANCE! entrevistou o atacante Eduardo da Silva, que atualmente defende o Atlético-PR, mas atuou no futebol croata por muitos anos e acabou se naturalizando para defender a seleção local. Ele, inclusive, participou da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.

- Sempre acompanho a Croácia. É uma seleção muito respeitada na Europa, tem um time forte. Desde que virou independente, a seleção só ficou fora de duas competições internacionais, que foram a Euro 2000 e a Copa do Mundo de 2010. Sempre estão disputando e chegam como favoritas nos grupos que acabam sendo sorteadas - explica Eduardo, ressaltando o favoritismo dos croatas diante da Grécia, mas alertando para os perigos do adversário:

- A Croácia é favorita neste duelo de repescagem, mas a Grécia é um adversário chato. Eles jogam por uma bola. Eu os enfrentei uma vez pelas eliminatórias da Euro e no primeiro jogo empatamos em casa. No segundo, perdemos por 2 a 0. Eles continuam com a mentalidade de 2004, quando venceram a Euro em Portugal.

Eduardo da Silva também falou sobre a força do elenco atual, que conta com um meio-campo de respeito, formado pelo trio Rakitic (Barcelona), Kovacic e Modric (ambos do Real Madrid). O atacante lembrou que todos os jogadores da seleção atuam nas grandes ligas da Europa.

- Desde a época em que comecei a atuar pela seleção, há uns 10, 12 anos, a Croácia tem jogadores de grande nível. Os menos conhecidos atuam nas ligas do leste europeu, que são Rússia, Ucrânia... O resto são das equipes top de linha da Europa, como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Liverpool, entre outras - ressalta, explicando o que falta para os croatas chegarem mais longe em uma competição internacional:

- Falta um algo a mais nos jogos decisivos. A Croácia tem tido dificuldades. Um dexemplo real foi na última Copa do Mundo. Fizemos um grande jogo contra o Brasil, vencemos Camarões e fomos decidir a vaga diante do México, que por nome e qualidade, eram inferiores ao nosso time, mas acabamos eliminados. Na Euro de 2016 foi parecido, ganharam da Espanha, se classificaram em primeiro, mas enfrentaram Portugal nas oitavas. O Cristiano Ronaldo só deu um chute a gol, na prorrogação. O goleiro rebateu e o Quaresma fez no rebato. São detalhes que fazem diferença.

FUTURO INDEFINIDO

Eduardo da Silva atualmente defende o Atlético-PR. Contratado pela equipe em março, após uma passagem pelo Shakhtar Donestk (UCR), o atacante ainda não sabe se continuará em Curitiba no ano que vem. O jogador chegou a ter uma boa sequência com Paulo Autuori no comando, mas acabou perdendo espaço com a chegada de Eduardo Baptista e posteriormente, Fabiano Soares. Mesmo assim, ele se mostra focado para a reta final do Campeonato Brasileiro.

- Vou conversar com a diretoria no fim da temporada. Cheguei ao clube em março. Comecei a ter sequência boa de jogos com o Paulo Autuori no comando. Houve a troca de treinador quando eu vivia um bom momento. De lá pra cá eu não tive mais sequência, entrei em um jogo aqui, outro ali. É opção do treinador. Não sei o que vai acontecer daqui pra frente, nós temos a reta final do brasileiro, estou focado em treinar forte e estar preparado para entrar se for preciso - finalizou.