Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Duelo de ex-são-paulinos: Oscar e Mkhitaryan se enfrentam no Inglês

Jogadores quase atuaram juntos no São Paulo. Neste domingo, podem se encontrar na partida entre Chelsea e Manchester United, pela Premier League

(Foto: AFP)
Escrito por

Por pouco Oscar e Mkhitaryan não atuaram lado a lado. Formado na base do São Paulo, o meio-campista do Chelsea estava em uma categoria inferior a do armênio, quando o camisa 22 do Manchester United veio ao Brasil para participar de um intercâmbio de clubes.

Em 2003, quando tinha 14 anos, Mkhitaryan deixou a Armênia junto de mais dois colegas de Pyunik, seu clube de formação, para encarar o desafio de passar um tempo no São Paulo. Dos meninos, apenas o então jogador do United conseguiu prosperar. Os outros dois, sem brilho, desistiram do futebol.

"Dos garotos, Mkhitaryan era o mais tímido, mas era o único que tinha jeito para bola", diz Marcelo Lima

- 'Mkhi' foi um dos três meninos que vieram ao Brasil. Ele ficou conosco na categoria sub-15 pelo período de quatro meses. Dos garotos, Mkhitaryan era o mais tímido, mas era o único que tinha jeito para bola. Também tinha muita disciplina e sempre estava disposto a aprender - contou Marcelo Lima, ex-preparador físico do São Paulo, ao LANCE!

Disposição para aprender, aliás, é um dos pontos fortes do armênio. Atualmente, aos 27 anos, ele fala nada menos que seis línguas.

- Ele tem fluência no armênio, que é a nossa língua materna, no russo, por conta da nossa avó, no Francês, por ter morado sete anos na França, no alemão, pelo tempo que passou no Borussia Dortmund, no Inglês e no Português, que estudou antes de viajar ao Brasil e que aprendeu também com os companheiros brasileiros do Shakhtar Donetsk - disse Monika, irmã do jogador.

- Ele sempre foi um modelo para sua família e é um grande orgulho para o seu país. É um líder e uma pessoa que busca sempre aprender - contou orgulhosa, falando também sobre a personalidade do irmão.

- Na Armênia, todos adoram ele. Ele é uma ótima pessoa e adora passar o tempo com os fãs. Quando esteve na Alemanha, não permitiu que um torcedor sequer voltasse para casa sem conseguir um autógrafo. Ele é assim por onde passa - revelou.

Oscar não é muito diferente. Marcos Vizolli, ex-treinador do São Paulo, conta que o meia do Chelsea tinha características semelhante a de Mkhitaryan.

- Ele era tímido, mas era um menino que tinha uma personalidade muito forte. Não parecia, não demonstrava, mas era dentro de campo que ele mostrava sua força - contou, falando também sobre seu nível técnico:

"Era diferenciado desde pequeno, mas tinha alguns lapsos. Momentos de lucidez e momentos de apagão. Fico contente que tenha conseguido chegar no lugar que chegou. Fico contente pelos dois", diz Vizolli

- Tecnicamente, sempre foi muito bom. Era diferenciado desde pequeno, mas tinha alguns lapsos. Momentos de lucidez e momentos de apagão. Fico contente que tenha conseguido chegar no lugar que chegou. Fico contente pelos dois - concluiu.

Se o tempo é o senhor da razão, enfim, os dois terão a oportunidade de se conhecerem 13 anos após a passagem do armênio pelo Brasil. Neste domingo, Chelsea e Manchester United se enfrentam pela nona rodada do Campeonato Inglês, às 13h (de Brasília), em Stamford Bridge. A titularidade dos dois, no entanto, segue como um ponto de interrogação. A campanha de ambos não é das melhores.

Na última semana, Oscar sofreu a perda de seu avô. No retorno à Inglaterra, o técnico Antonio Conte não confirmou a presença do brasileiro no jogo contra o United. Em seis jogos, o camisa 11 não marcou nenhum gol no Inglês. Assistência, só tem uma. Mkhitaryan, por sua vez, se lesionou, atuou em apenas quatro jogos e ainda não marcou com a camisa vermelha. Neste domingo, no duelo dos 'ex-são-paulinos', resta saber qual lado se dará melhor.