Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Davi contra Golias. Pequeno Exeter busca ‘giant killing’ contra os Reds

Pequeno time da Quarta Divisão recebe o Liverpool pela Copa da Inglaterra

Exeter busca milagre contra o Liverpool (Foto: Divulgação / Exeter)
Escrito por

A história da Copa da Inglaterra é riquíssima em grande parte devido “os giant killings” – partidas quando um clube geralmente de pouca expressão consegue derrubar um time bem maior. Os maiores "giant killings" acontecem tradicionalmente a partir da terceira rodada quando num sorteio livre os grandes dos 2 primeiros divisões são colocados juntos aos clubes sonhadores de terceira e quarta níveis, alem de clubes amadores sobreviventes das fases anteriores. Tradicionalmente é considerado a fase de Davi contra Golias.

A fórmula ‘mata-mata’ em um jogo só junto com o mau tempo do inverno e campos menos conhecidos abrem possibilidades de os pequenos subvertem a ordem natural da vida futebolística.

Na verdade até os "giant killers" de grande sucesso tem vida curta e pouca chance de chegar a decisão de competição que começou em 1871. O último clube a ganhar a Copa da Inglaterra fora de divisão principal foi West Ham da segunda divisão em 1980 quando consegui derrubar o rival londrino Arsenal.

Para alguns a Copa da Inglaterra tem perdido romance nos últimos tempos mas na terceira rodada que começa essa sexta-feira e continua com partidas programadas para sábado e domingo há um partida que contém ingredientes de mais um "giant killing."

O poderoso Liverpool de Premiership tem que viajar ate bucólico Devon para encarar Exeter City, clube humilde da quarta-divisão numa região do pais mais ligado ao rugby. No Brasil ‘City’ deve ser lembrado como primeiro adversário da seleção brasileira em 1914 – um fato que inspirou uma volta num jogo comemorativo nas Laranjeiras em julho do 2014.

Exeter City também tem historia própria na Copa: venceu Derby County em 1931 no caminho às quartas-finais. Meio século depois uma sequência de vitórias sobre clubes como Newcastle e Leicester City abriu o caminho de novo até as quartas finais, aonde só Tottenham que seriá campeão da Copa em 1981 foi capaz de parar City.

Paul Tisdale é o técnico do Exeter (Foto: Divulgação)

E em 2005 City teve que ficar no “quase”: após um surpreendente 0-0 com Manchester United em pleno Old Trafford, City só foi eliminado no replay em Exeter devido gols do Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.

Mas quais são chances de City pintar como giant killer em 2016 contra o Liverpool de Phillipe Coutinho, Lucas Leiva e Roberto Firmino?

Apesar o fato que a partida será ao vivo na televisão nacional e o grande procura para ingressos reflete a torcida empolgada sobre o encontro com os “Reds” o técnico Paul Tisdale prefere a se presentar um clube com os pés bem no chão. Tisdale assumiu comando do City em junho 2006.

Bate-bola
PAUL TISDALE, técnico do Exeter

Como foi a reação em pegar Liverpool no sorteio pra a terceira fase?
Fomos o primeiro time tirado da bolsa. Tivemos em mente varias números para adversários interessantes mas na verdade teria sido difícil conseguir uma coisa melhor que Liverpool. É ótimo para a torcida, jogadores, o clube e a cidade. Tudo mundo esta realmente bem animado.

Qual é o desafio para time como Exeter em jogos assim? É possível superar diferenças técnicas?
A ser sincero o esporte que nós jogamos em League Two não é mesmo que Liverpool joga. Mas embora precisamos reconhecer as diferenças chegar ao apito inicial e teremos que jogar como se fosse Dagenham & Redbridge da nossa própria divisão. Podemos defender com 11 jogadores para 90 minutos mas seria frustrante a sair do campo pensando que faltamos mais ousadia.

Exeter tem chance a fazer um 'giant killing'?
Como fica no meio de janeiro, há influencia de estado do campo e acho que contusões serão sentidos para os 2 times, claramente sempre tem uma chance. Mas vencer, perder ou empatar espero que o clube consiga aproveitar a oportunidade a se mostrar numa forma positiva. City é um clube diferenciado.

10 dos maiores giant killings da Copa
Sutton 2 Coventry City 1 - 1989 (3R)
Colchester 3 Leeds 2 – 1971 (5R)
Yeovil 1 Sunderland 0 – 1949 (4R)
Exeter City 3 Derby County 2 – 1931 (3R)
Wrexham 2 Arsenal 0 – 1992 (3R)
Norwich City Luton Town – 2013 (4R)
Hereford 2 Newcastle 1- 1971 (3RReplay)
Sunderland 1 Leeds 0- 1973 (Final)
Oxford 3 Blackburn 1 – 1964 (5R)
Chelsea 2 Bradford City 4 – 2015 (4R)