Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades do The Best: Tite ignora Messi e Neymar é melhor para astro

Ausência de jogadores da Premier League no evento também chama a atenção. Confira

(Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
Escrito por

A eleição do prêmio "The Best" ainda repercute mundo afora. Com o anúncio dos vencedores feito na última segunda-feira, o evento promovido pela Fifa, que coroou, sobretudo, o 2016 perfeito de Cristiano Ronaldo, várias curiosidades aparecem nos votos. 

Representantes brasileiros na eleição do melhor jogador do mundo do último ano, Daniel Alves e Tite optaram por um trio diferente. O lateral-direito, que atuou no Barcelona e agora está na Juventus, elegeu ex-companheiros para o pódio: Messi, Neymar e Suárez. O técnico da Seleção Brasileira, por sua vez, ignorou Messi e escolheu Cristiano Ronaldo, Neymar e Griezmann.

Unanimidade entre Daniel e Tite,  Neymar acabou na  quarta colocação entre os postulantes ao prêmio. O camisa 11 do Barça terminou a votação com 6,23% dos votos, enquanto Griezmann, finalista e no terceiro posto, ficou com 7,53%. Em segundo, Messi somou 26,42%, ficando atrás de Cristiano Ronaldo, que obteve 34,54% da preferência.

Ainda sobre Neymar, o brasileiro viu nove eleitores o deixarem na primeira posição. O voto mais chamativo foi o de Pierre-Emerick Aubameyang, astro do Borussia Dortmund e de Gabão. Além dele, Ramin Ott (Samoa Americana) e Paulo Cheang Cheng Ieong (Macau) foram os outros capitães que deram preferência para o camisa 11, além de quatro técnicos e dois jornalistas.

Aubameyang e mais oito: Neymar recebeu nove votos como o melhor jogador do mundo em 2016 (Foto: AFP)

Por falar em jornalista, Paulo Vinícius Coelho, ex-colaborador do LANCE!, foi o brasileiro escolhido pela Fifa para representar a classe. PVC votou nos três jogadores do pódio em 2015, mudando apenas a ordem: Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar.

CRITÉRIOS DE VOTAÇÃO

Para este ano, a Fifa adotou uma nova fórmula de eleição. Desta vez, a entidade abriu espaço para o público nas votações para melhor jogador e melhor técnico no futebol masculino e feminino, representando 50% dos votos ao lado de 200 jornalistas - os outros 50% são representados por técnicos e jogadores.

PREMIER LEAGUE, CADÊ VOCÊ?

Competição nacional mais rica e equilibrada da Europa, a Premier League não teve sequer um representante na seleção do Mundo em 2016, dominada por jogadores de Barcelona e Real Madrid. 

O fato, aliás, não é novidade. Para se ter uma ideia, nesta década, apenas o zagueiro Vidic, ex-Manchester United, representou a Liga Inglesa por conta de uma temporada completa no país. O sérvio foi escolhido em 2011.

Em 2011: Vidic, ex-United, foi o último representante integral da Premier League (Foto: AFP)

Com relação a meia temporada, há dois jogadores da Inglaterra que foram premiados pela Fifa, de 2010 para cá. Tratam-se de David Luiz, quando representou o Chelsea e o Paris Saint-Germain, em 2014, e Di María, que atuou por Real Madrid e Manchester United, no mesmo ano.