O Panathinaikos derrotou o Shakhtar Donetsk nos pênaltis por 4 a 3, após empate no tempo regulamentar e prorrogação por 0 a 0, no jogo de volta da terceira rodada das eliminatórias da Europa League, no estádio Henryk Reyman, em Cracóvia (POL). Após duas partidas sem gols, a equipe grega eliminou os ucranianos nas penalidades, com destaque ao goleiro Bartłomiej Drągowski, que defendeu duas cobranças. O confronto teve transmissão do Lance!, através do nosso canal no YouTube.
Como foi a partida entre Shakhtar Donetsk e Panathinaikos?
Primeiro tempo
A partida começou com Shakhtar no controle da posse, mas sem criar oportunidades. Apenas aos 20 minutos, com Oleh Ocheretko, a equipe ucraniana finalizou pela primeira vez, mas sem perigo aos gregos. Na sequência, o ritmo de jogo aumentou, com o Panatinaikos conseguindo escapadas ao ataque em velocidade. Aos 34, em erro de saída de bola de Pedro Henrique, Świderski finalizou de fora da área e quase abriu o placar para o "Panatha", mas Riznyk defendeu.
Minutos depois, após tabela entre Newerton e Kauã Elias, o ponta brasileiro invadiu a área, driblou Palmer-Brown e balançou a rede do Panathinaikos. Porém, foi marcado impedimento do camisa #39. Após o gol anulado, poucas chances foram criadas e a partida foi ao intervalo empatado por 0 a 0.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, o Panathinaikos começou melhor, e, ainda em ataques rápidos, criou as primeiras oportunidades, mas finalizou para fora com Świderski e Cerin. Aos 58 minutos, o Shakthar respondeu, e, com cruzamento de três dedos de Vinícius Tobías e cabeceio de Kauã Elias, a equipe ucraniana quase abriu o placar, mas a finalização passou rente à trave do goleiro Drągowski.
Com a partida em ritmo alto, o Shakhtar teve nova oportunidade, dessa vez com Alisson, que finalizou rasteiro na entrada da área e obrigou nova defesa de Drągowski. No contra-ataque, Pellistri arrancou pelo lado direito e finalizou em cima de Riznyk, que evitou o gol dos gregos.
Na reta final, Ocheretko cometeu falta em Zaroury, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. A decisão revoltou o treinador Arda Turan, que não concordou com a marcação e reclamou com o quarto árbitro. Devido à reclamação efusiva, o turco também recebeu o vermelho e teve que deixar a área técnica. Porém, o ex-jogador escalou as arquibancadas do estádio e seguiu comandando o Shakhtar entre os torcedores.
Mesmo com um jogador a menos, o Shakhtar teve a chance de marcar aos 87 minutos. Após triangulação, Vinícius Tobías cruzou rasteiro à área do Panathinaikos, Palmer-Brown cortou errado o passe e Newerton cabeceou com o gol aberto, mas acertou a trave. Depois da oportunidade perdida, a partida esfriou e o tempo regulamentar acabou em 0 a 0.
Prorrogação e pênaltis
Na prorrogação, aproveitando a superioridade numérica, o Panathinaikos manteve mais a posse de bola, mas poucas ações ofensivas e o empate persistiu até o apito final, levando a partida aos pênaltis.
Nas penalidades, brilhou a estrela de Bartłomiej Drągowski, que defendeu as cobranças dos brasileiros Kauã Elias e Pedro Henrique. Após as defesas do goleiro polonês, Daniel Mancini converteu o sexto pênalti para garantir o Panathinaikos na fase de liga da Europa League.
O que vem por aí?
Com o resultado, o Panathinaikos está classificado à fase de liga da Europa League. Já o Shakhtar irá disputar a Conference League. A equipe grega voltará aos gramados contra no dia 24 de agosto, contra o OFI, pela primeira rodada do Campeonato Grego. Já o Shakthar encara o Veres Rivne, na terceira rodada do Campeonato Ucraniano.
✅ FICHA TÉCNICA
Shakhtar Donetsk 0 (3) x (4) 0 Panathinaikos
Jogo de volta — 3ª rodada eliminatória — Europa League
📆 Data e horário: quinta-feira, 14 de agosto de 2025, às 15h (de Brasília)
📍 Local: Henryk Reyman, em Cracóvia (POL)
🥅 Gols: -
🥅 Pênaltis:
SHK: Nazaryna ❌, Vinícius Tobías ✅, Bondarenko ✅, Newerton ✅, Kauã Elias ❌, Pedro Henrique ❌
PAN: Ioannidis ✅, Jeremejeff ✅, Siopis ❌, Chirivella ✅, Zaroury ❌, Mancini ✅
🟨 Cartões amarelos: Valeriy Bondar (SHK), Oleh Ocheretko (SHK), Yehor Nazaryna (SHK), Adam Gnezda Cerin (PAN), Giannis Kotsiras (PAN), Pedro Chirivella (PAN), Manolis Siopis (PAN)
🔴 Cartão vermelho: Oleh Ocheretko (SHK)
🌀 Árbitro: Daniel Siebert-ALE
🚩 Assistentes: Jan Seidel-ALE e Rafael Foltyn-ALE
🖥️ VAR: Christian Dingert-ALE
Shakhtar Donetsk (Técnico: Arda Turan)
Dmytro Riznyk, Vinícius Tobías, Valeriy Bondar, Mykola Matviyenko, Pedro Henrique, Marlon Gomes (Yehor Nazaryna), Oleh Ocheretko, Newerton Palmares, Artem Bondarenko, Alisson Santana (Marian Sheved), Kauã Elias
Panathinaikos (Técnico: Rui Vitória)
Bartłomiej Drągowski, Giannis Kotsiras (Tim Jedvaj), Ahmed Touba, Erik Palmer-Brown, Giorgos Kyriakopoulos (Alexander Jeremejeff), Adam Gnezda Cerin (Manolis Siopis), Pedro Chirivella, Nemanja Maksimović, Facundo Pellistri (Daniel Mancini), Karol Świderski (Fotis Ioannidis), Tetê (Anass Zaroury)
📲De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.