Em clássico válido pela grande final do Campeonato Baiano Feminino, o Bahia saiu na frente do Vitória ao vencer o primeiro jogo da decisão por 1 a 0, na tarde desta sexta-feira, no Barradão. O único gol do jogo foi marcado por Rhaizza, logo no início da etapa final.
✅ Clique aqui e siga o canal do Leão no WhatsApp para ficar por dentro das últimas notícias
➡️ Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
Como fez melhor campanha no geral, as Mulheres de Aço têm o direito de disputar o segundo jogo da final em casa. A partida de volta está marcada para as 16h do próximo sábado (horário de Brasília), dia 8 de novembro, na Arena Fonte Nova.
Bahia segue 100% e põe uma mão na taça
O Bahia começou a partida com mais volume de ataque no Barradão, mas o Vitória equilibrou as ações ao longo do primeiro tempo. A melhora ficou evidente aos 21 minutos, quando Lanny saiu de cara com a goleira Yanne e abriu o placar para as Leoas, mas a arbitragem pegou impedimento. O lance, inclusive, gerou polêmica entre a comissão rubro-negra. Vale lembrar que a competição não tem o recurso do VAR.
As mandantes seguiram levemente superiores até o término do primeiro tempo e chegaram a criar ótima chance em cabeceio defendido por Yanne. O Vitória, no entanto, não conseguiu traduzir a superioridade em gols.
Logo no início do segundo tempo, o Bahia tratou de dar uma resposta e mostrou efetividade para abrir o placar com Rhaizza, aos três minutos, depois de saída de bola errada do Vitória. As Leoas sentiram o gol e não tiveram poder de reação ao longo do segundo tempo, chegando mais no abafa do que na estratégia. Enquanto isso, as Mulheres de Aço exploraram os espaços e ficaram perto do segundo gol.
As tricolores agora estão a um empate de conquistar o hexacampeonato do Baianão Feminino. Se perder por um gol de diferença na Arena Fonte Nova, o título será decidido nos pênaltis.
✅Ficha técnica
VITÓRIA 0 x 1 BAHIA
FINAL DO CAMPEONATO BAIANO FEMININO - IDA
📆 Data e horário de Vitória x Bahia pelo Baianão Feminino: sexta-feira, 31 de outubro de 2025, às 15h (de Brasília);
📍 Local: Barradão, em Salvador;
🥅 Gols: Rhaizza, 3'/2ºT (Bahia);
🟨 Cartões amarelos: Mila Santos, Ju Oliveira, Carol Martins (Bahia); Lanny (Vitória)
🟥 Cartões vermelhos: -
⚽ESCALAÇÕES
VITÓRIA (Técnico: Anderson Magalhães)
Kivia; Buga (Monique), Pipoca, Rute e Lanny; Vic (Iana), Mi (Bispo) e Bárbara; Roque, Sheilinha (Piu) e Verena (Nayra).
BAHIA (Técnico: Felipe Freitas)
Yanne; Mila Santos (Ary), Nalon, Tchula e Carol Martins (Dan); Suelen, Ju Oliveira (Ângela) e Luana (Wendy); Kaiuska (Isa Fernandes), Rhaizza (Cássia) e Gica.
ARBITRAGEM
🟨 Árbitra: Iara Janaína Rubinatti do Nascimento (BA);
🚩 Assistentes: Isadora Brizolara Damasceno Moreira e Jaila Pereira dos Santos (BA).