Fora de Campo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Futebol traz mais felicidade ou tristeza?

Estudo e artigo avaliam o impacto emocional dos jogos nos torcedores

Estudo britânico mostra que a tristeza pela derrota pesa mais que a alegria pela vitória (Foto: Ricardo Stuckert / CBF)
Escrito por

Neste 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012, para fazer com que as pessoas percebam a importância da felicidade nas suas vidas. E em relação ao futebol? Será que ele traz mais felicidade ou tristeza?

Um estudo e um artigo fazem avaliações diferentes. Segundo uma pesquisa britânica, o impacto emocional no torcedor que vê o seu time do coração perder é maior do que uma vitória. Peter Dalton, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, um dos autores do estudo, explicou a razão:

- Você fica duas vezes mais triste quando seu time perde do que feliz quando seu time ganha - constatou.

➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC em 2018, uma vitória deixa os torcedores 3,9% mais felizes na primeira hora após o apito final. Já na terceira hora, o percentual cai para 1,1%. Mas na derrota, o torcedor fica 7,8% mais triste, de acordo com o estudo. E na terceira hora, o torcedor ainda está 3,2% mais triste.

Para fazer o estudo, os pesquisadores avaliaram 32 mil pessoas por meio de aplicativo durante três anos.

Por outro lado, há evidências que ser um fã de futebol ajuda a manter o cérebro saudável, melhorar a saúde psicológica e aumentar os sentimentos de conexão social. Em artigo publicado no site Psychology Today em julho de 2023, a neuropsicóloga Carrie H. Kennedy explicou:

- O esporte pode ser um canal para a satisfação de necessidades sociais e emocionais - escreveu. A informação foi veiculada pelo jornal O Globo.

Os fãs de futebol vivenciam alegria, tristeza e todas as emoções provocadas durante um jogo de seu time do coração. E se isso ocorrer em uma ambiente com outras pessoas, como no estádio e até mesmo no bar, duas pessoas que nunca se viram antes podem se abraçar como melhores amigos em caso de vitória. Ou lamentar em conjunto, se o time perder.

- Os esportes fornecem não apenas entretenimento, distração e alívio pontual do estresse, mas atendem a necessidades humanas mais profundas, como socialização e afiliação - disse Carrie Kennedy.