Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sul-Americana é prioridade? Fla-Flu tratou Copa de forma distinta no ano

Diretoria do Tricolor colocou o torneio continental como objetivo desde o início da temporada, enquanto o Rubro-Negro tinha outras competições como prioridades 

FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Escrito por

Visando um fim de temporada feliz, Fluminense e Flamengo abrem, às 21h45 no Maracanã, o confronto válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. De olho na taça internacional, os rivais colocarão força máxima em campo, e até pouparam alguns nomes na última rodada do Brasileirão, mas os clubes nem sempre olharam para a competição da mesma forma nesta temporada.

Quando assumiu a presidência do clube das Laranjeiras, Pedro Abad colocou o torneio como um dos principais objetivos de 2017. Além de ser um título que o Fluminense ainda não conquistou, a decisão do presidente e da diretoria levou em consideração o retorno financeiro da Sul-Americana. Ao chegar nas quartas de final, o time de Abel Braga garantiu R$ 4.4 milhões aos cofres tricolores.

Apesar de estar em uma situação delicada no Brasileirão, na luta contra o Z4, o Flu tem na Sul-Americana a chance de terminar o ano em alta e com um título.

- É uma competição que o Flu ainda não venceu. Não só para mim, mas para cada atleta é de grande importância. Temos um confronto difícil, mas acredito que podemos dar mais um passo e, quem sabe, chegar à semifinal - afirmou Henrique Dourado, autor de quatro gols e artilheiro do Flu na Sul-Americana.

Além disso, o título garante ao campeão sul-americano a participação em quatro torneios em 2018: Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana (contra o campeão da Libertadores), Copa Suruga (contra o campeão da Copa da Liga Japonesa) e Supercopa Euroamericana (contra o vencedor da Liga Europa).

CAMPANHA DO FLUMINENSE NA SUL-AMERICANA 2017

6 jogos - 4 vitórias e 2 derrotas
​10 gols pró
4 gols contra 

Artilheiros: Henrique Dourado (4), Richarlison (2), Wendel, Marlon Freitas, Gustavo Scarpa e Pedro

Eliminou: Liverpool-URU, Universidad Católica-EQU  e LDU-EQU

O Flamengo, por sua vez, sequer pretendia disputar a competição em 2017. Isso só aconteceu porque o Rubro-Negro, então comandado pelo técnico Zé Ricardo, foi eliminado ainda na fase de grupos da Copa Libertadores - o que "rebaixou" o time para a disputa da fase de mata-mata da Sul-Americana.

Publicamente, o discurso da diretoria era de buscar todos os títulos em 2017, e o time começou o ano com a conquista indiscutível do Campeonato Carioca.

Com o vice-campeonato da Copa do Brasil - para o Cruzeiro no fim de setembro - e a equipe distante da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, a taça da Copa Sul-Americana tornou-se a salvação da atual temporada rubro-negra.

Nas fases anteriores, contra Palestino, do Chile, e Chapecoense, o Fla escalou equipes alternativas, mas avançou com facilidade para as quartas de final.

CAMPANHA DO FLAMENGO NA SUL-AMERICANA 2017

4 jogos - 3 vitórias e 1 empate
​14 gols pró
2 gols sofridos

Artilheiros: Willian Arão (2), Éverton Ribeiro (2), Juan, Cuéllar, Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Geuvânio, Vinicius Júnior, Réver, Rafael Vaz, Berrío e Leandro Damião

Eliminou: Palestino-CHI e Chapecoense