Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem Abel Braga, Fluminense conta com Marcão para retomar confiança do elenco e fazer transição de técnico

Técnico livrou o Fluminense do rebaixamento e conquistou duas vagas na Libertadores nos últimos três anos, mas não deve assumir o elenco em definitivo

Marcão assume o Fluminense pela quarta temporada consecutiva (Mailson Santana/Fluminense FC)
Escrito por

Após o pedido de demissão do técnico Abel Braga, o Fluminense se movimenta para assinar com um novo treinador. E enquanto um novo nome não chega, o elenco será comandado por Marcão, que fará sua sétima passagem como técnico. Desde 2016 trabalhando como auxiliar permanente no clube, o ex-volante assumiu de forma temporária e estará à beira do campo no jogo contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. 

Marcão assumiu o Fluminense como interino em três ocasiões, e foi efetivado em outras três vezes. Há quatro temporadas o auxiliar técnico assume o elenco em situações decisivas. Em 2019, foi colocado como interino após a saída de Fernando Diniz, que agora é cotado novamente para o cargo. Depois, saiu para dar lugar a Oswaldo de Oliveira, que fez breve passagem. Com a saída do treinador, ele assumiu novamente e permaneceu até o fim da temporada, em que salvou o clube do rebaixamento quase certo e ainda conquistou a classificação para a Sul-Americana. 

Em 2020, o técnico voltou ao comando do elenco na reta final do Brasileirão, quando Odair Hellmann deixou o Flu para assinar com o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Naquela época, Marcão tinha a missão de classificar o clube para a Libertadores após oito anos sem participar da competição e conseguiu. No ano seguinte, substituiu Roger Machado em uma situação mais instável, com o time lutando para se afastar do rebaixamento. Contudo, o treinador conseguiu retomar o caminho das vitórias e novamente conseguiu a vaga na Libertadores desta temporada. 

Pelos resultados obtidos, a diretoria tricolor chegou a convidar Marcão para assumir o time de forma definitiva. O técnico, contudo, optou por retornar ao cargo de auxiliar. Ele entende que está pronto para assumir grandes clubes do futebol brasileiro, mas ainda não vê o momento como ideal e, por isso, prefere seguir como membro da comissão técnica. 

Ainda não se sabe quanto tempo Marcão ficará à frente do Fluminense. Contudo, a história recente mostra que o técnico conseguiu corresponder às expectativas, ainda que criticado por parte da torcida em alguns momentos. Assim como nos outros trabalhos, ele terá o desafio de manter o ritmo do grupo e lidar com problemas imediatos no elenco, como o desgaste físico, o baixo poder ofensivo e as transições lentas. Apesar de não ter muitos dias para isso, o trabalho já começou.