Levantamento realizado pelo Instituto Prefab Future identificou a relevância maior da torcida do Fluminense entre as mulheres no Rio de Janeiro (capital). Apesar de o Flamengo liderar o ranking nos dois recortes de gênero, o Tricolor pula de quarto entre os homens para segundo entre as mulheres. A pesquisa citada entrevistou 1200 moradores da capital fluminense nos dias 3 e 4 de novembro, em diferentes pontos de fluxo da cidade.

Feminino: Flamengo (54,4%), Fluminense (10,4%), Vasco (10%) e Botafogo (8,7%)
Masculino: Flamengo (57,7%), Vasco (12,4%), Botafogo (10,6%) e Fluminense (9,8%)

O levantamento também identifica que 14,3% das mulheres não torcem para nenhum clube ou não souberam dizer, número maior que três das quatro principais torcidas. Entre os homens, essas foram as respostas de apenas 6,4% dos entrevistados.

Flamengo lidera nos dois gêneros em pesquisa de maiores torcidas do Rio de Janeiro (Arte: Maria Fernanda Viana / Lance!)

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Fluminense é terceiro no geral

O resultado geral da pesquisa mostra o Flamengo soberano na capital, com 56% dos torcedores no município, quase o dobro da soma de Vasco (11,1%), Fluminense (10,1%) e Botafogo (9,6%). Entre os clubes de fora do estado, o Corinthians tem mais expressão (0,5%), logo à frente de Ceará (0,4%) e São Paulo (0,4%). O levantamento mostra que o Rubro-Negro mantém ampla vantagem sobre os demais cariocas, liderando os números em todos os diferentes recortes por categorias (idade, sexo, renda, escolaridade, região, religião).

Fluminense é terceiro em pesquisa de maiores torcidas do Rio de Janeiro (Arte: Kauãn F. da Conceição / Lance!)

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Sobre a pesquisa

O levantamento do Instituto Prefab Future teve como objetivo "compreender o futebol como expressão da alma carioca e como espelho das mudanças culturais e econômicas da cidade". O estudo foi realizado com metodologia quantitativa presencial, com questionários estruturados e amostra proporcional ao tamanho dos bairros e sub-regiões do município (método PPT). O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,47 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram conduzidas por uma equipe de campo supervisionada e auditada pelo próprio instituto.

Baseada em dados do IBGE (Censo 2010 e PNADC 2024) e do TSE 2024, a pesquisa faz parte de um projeto contínuo do Prefab Future para mapear hábitos, consumo e opinião pública no Brasil.

Veja abaixo a distribuição exata dos entrevistados:

Sexo:
Feminino (51,5%)
Masculino (48,5%)

Faixa etária:
16 a 24 anos (9,9%)
25 a 34 anos (17,4%)
35 a 44 anos (17,2%)
45 a 59 anos (24,6%)
60+ anos (30,9%)

Grau de instrução:
Ensino Fundamental incompleto ou completo (20,3%)
Ensino Médio incompleto ou completo (50,5%)
Ensino Superior incompleto ou completo (29,2%)

Faixa de renda:
Até R$ 4500,00 (52,4%)
De R$ 4500,00 a R$ 6000,00 (23,6%)
Superior a R$ 6000,00 (24%)

Religião:
Ateu (1,6%)
Católico (33,6%)
Espírita Cristão / Kardecista (5%)
Evangélico (34,5%)
Não tem religião, mas crê em Deus (16,5%)
Umbanda / Candomblé (6,1%)
Outros (2,7%)

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