Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense é quem mais ‘vendeu’ e menos ‘comprou’ gols em 2018. Entenda

Entre os clubes da elite, Tricolor é o maior 'prejudicado' na janela de transferências. Clube perdeu maiores artilheiros de 2017 e trouxe reforços que pouco marcaram no último ano

(Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)
Escrito por

A janela de transferências não foi das melhores para o Fluminense. Entre os 20 clubes da Série A de 2018, o Tricolor foi quem mais saiu prejudicado no quesito bolas na rede por atletas no elenco, segundo levantamento feito pelo Footstats.  O LANCE! explica o mecanismo para determinar tal posição.

No ano passado, a equipe de Abel Braga marcou 118 gols no total. O número é alto - o terceiro melhor ataque, atrás apenas de Grêmio e Flamengo. No entanto, os principais artilheiros do ano passado não estão mais no elenco. São os casos de Henrique Dourado, Richarlison, Wendel, Scarpa e Wellington, por exemplo. Assim, das 118 bolas na rede, apenas 30 foram balançadas por jogadores que ainda estão nas Laranjeiras. Esse número equivale a uma queda de 74% do total. O São Paulo, que também perdeu jogadores importantes como Lucas Pratto e Hernanes, teve a segunda maior queda (67%).

Por sua vez, o Tricolor paulista reforçou o elenco com jogadores que artilheiros no ano passado, como Diego Souza, Trellez e Nenê. As contratações do São Paulo, somadas, fizeram 68 gols em 2017. No Tricolor das Laranjeiras, no entanto, esse número é baixo: apenas cinco bolas na rede (Ayrton fez três, Airton um e Jadson também um). 

Baseado neste mecanismo do Footstats, o Fluminense é o clube com saldo mais negativo de um ano para outro em relação a número de gols do elenco. Vale lembrar que a diretoria ainda busca um camisa 9 no mercado para substituir Henrique Dourado, artilheiro de 2017.