Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Torcedor do Antofagasta tem mais de 400 camisas e fundou museu do clube

Mauricio Marrodán García, de 40 anos, montou um acervo com as camisas históricas do clube e foi chamado para fazer eventos com o nome do Antofagasta pelo Chile

Torcedor do Antofagasta tem mais de 400 camisas do clube (Foto: Reprodução)
Escrito por

Quantas camisas do seu clube do coração você tem no armário? Muitas? Mas, seriam suficientes para transformar a coleção em um museu? Esse foi o sonho de um torcedor do Antofagasta (CHI), próximo adversário do Fluminense na Copa Sul-Americana, que conseguiu transformar a sua paixão pela equipe em um negócioo - além de levar o nome do clube para voos mais altos. 

Mauricio Marrodán García, de 40 anos, é contador e auditor, mas levou a sua paixão pelo clube chileno para outro nível. Foi dele a ideia de organizar o "Museu Itinerante do Antofagasta", que conta com mais de 400 camisas da instituição entre as de jogadores, goleiros e de treino, somando atuais, antigas e até relíquias - como a primeira usada na história do clube. 

- Cresci em um lugar onde o amor e respeito ao Antofagasta está relacionado com a cidade. Pelo trabalho do meu pai, que era jornalista esportivo, já visitávamos o estádio a cada fim de semana. Compartilhei transmissões com grandes jornalistas que ajudaram a forma parte da historia do clube, como Homero Ávila Silva, Jorge "Coco" Torres, René Cortés Molina entre outros - contou ao LANCE!

Torcedor do Antofagasta tem mais de 400 camisas (Foto: Reprodução)

A explosão da coleção aconteceu nas redes sociais. Através da página criada no Facebook e da ajuda de amigos que viralizaram o conteúdo, Marro passou a ser chamado para exposições e eventos: foi financiado para levar o museu ao dia do patrimônio de Antofagasta, ao encontro nacional de colecionadores de futebol e também fez intervenções da "Identidade Antofagastina" no estádio do clube. Ele conta sobre o sucesso dos modelos antigos. 

- As camisas mais antigas tem sido difíceis de conseguir, então algumas tiveram que se replicadas para poder contar com todos os modelos utilizados nos 52 anos de história. O clube foi criado em 14 de maio de 1966 e a camisa original mais antiga que faz parte da coleção. É do "Antofagasta Portuario", nome do clube entre 1966 a 1974. Toda camisa tem o seu valor emotivo, histórico e, também, o seu valor econômico - disse. 

Torcedor do Antofagasta tem mais de 400 camisas (Foto: Reprodução)

O Fluminense enfrenta o Antofagasta (CHI), na próxima quinta-feira, às 19h15, no Chile, em jogo de volta válido pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Na ida, as equipes empataram sem gols no Maracanã. Com isso, uma igualdade com gols classifica, que também avança com qualquer vitória. Já um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Marro falou sobre a sua reação quando viu que os chilenos enfrentariam o Tricolor. 

- Fluminense é uma tremenda equipe e uma grande instituição. Todo futebolista sabe da tradição e poderio da equipe brasileira. São os atuais semifinalista da Copa Sul-Americana... Minha primeira reação no sorteio foi: "Não, contra o Fluminense, não". Mas, posteriormente, vendo a frio, vi que pode ser um dos melhoras rivais que poderíamos enfrentar. Graças ao sorteio podemos debutar internacionalmente no Maracanã. É um grande rival, um gigante e podemos fazer frente a um gigante da América do Sul e do futebol mundial.  

Torcedor do Antofagasta tem mais de 400 camisas (Foto: Reprodução)

Sobre a partida desta quinta-feira, Marro falou sobre o que se pode esperar do duelo pela Copa Sul-Americana: casa cheia, pouco calor e uma boa adaptação no Chile. Até o momento, 14 mil ingressos foram vendidos para o duelo, sendo a capacidade máxima do estádio para 16 mil torcedores. 

- O clima na cidade está excelente, na hora da partida não estará um calor insuportável e o vento fica forte. O estádio está perto do mar e corre a brisa marítima. A expectativa é que o total de ingressos seja vendido. Cerca de 14 mil dos 16 mil foram vendidos antecipadamente. É um dia histórico por ser a primeira eliminatória internacional do Antofagasta.