Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Parabéns pra vo6! ‘Vingança’ impiedosa do Mengão faz 34 anos

Em 8 de novembro de 1981, Flamengo de Zico, Júnior, Andrade, Adílio & Cia. aplicou um sonoro 6 a 0 sobre o Botafogo, e calou 'fantasma' de nove anos antes

Flamengo 6 x 0 Botafogo (Reprodução / You Tube)
Escrito por

Foram nove anos de espera e de provocações. Até, em um 8 de novembro de 1981, a constelação formada por Zico, Júnior, Adílio, Andrade, Nunes & Cia. transformar o placar de 6 a 0 em uma partida contra o Botafogo sinônimo de muita, muita festa, e de uma "vingança" deliciosamente impiedosa.

Há 34 anos, os botafoguenses repetiram a rotina que ocorria há nove anos: levar a faixa "Nós gostamos de voseis", e entoar cânticos em referência à goleada aplicada pelo Alvinegro em 1972. Porém, Nunes balançou a rede logo aos sete minutos, e deu o primeiro sinal de que a troca de seis por meia dúzia no placar seria favorável ao Rubro-Negro.

Zico aumentou a vantagem aos 27 minutos. Aos poucos, a goleada se desenhou, com gols de Lico, aos 33, e Adilio, aos 40, e os rubro-negros encerraram a etapa inicial sob euforia e um apelo da arquibancada:

- Seis! Seis!

O Botafogo apostou em Jairzinho (herói da goleada de 1972) na etapa final e equilibrou a partida. Porém, em meio à "dramaticidade", o Flamengo chegou ao quinto gol aos 30 minutos, graças a um pênalti convertido por Zico.  

E, diante de uma arquibancada para lá de ansiosa, Andrade sacramentou a vingança flamenguista a três minutos do fim. Com juros, correção monetária e com direito a segurar o "fantasma de 1972".

Após aquele jogo válido pelo Terceiro Turno do Campeonato Carioca, o Rubro-Negro se preparou para um repertório de conquistas em pouquíssimos dias. Além do Terceiro Turno, a equipe alcançou o continente, com a conquista da Copa Libertadores, e foi a Tóquio para vencer o Mundial Interclubes.