Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Números indicam o que pode ser decisivo para o Flamengo ser octa

Rubro-Negro pode ser campeão se vencer as duas próximas rodadas. Para isso, será essencial calibrar a pontaria de seu trio ofensivo, principalmente. Veja e compare números

Gabigol é o artilheiro do Fla na temporada (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O Flamengo viu o término da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro alimentar as expectativas pelo título como não se via há dias. A distância para o Internacional (líder) é de um ponto e, como ainda haverá confronto direto, permite que o Rubro-Negro seja campeão caso vença os dois próximos jogos. Para isso, será essencial calibrar a pontaria e ser letal nesta reta de chegada.

Ainda sem assumir a liderança nesta edição, o Flamengo pode dar o "bote" na hora certa. As oportunidades têm sido criadas em profusão, tanto que a média por jogo já supera a da campanha do Brasileiro de 2019, por exemplo. Resta acertar o pé nas oportunidades dentro da área. 

+ Novo manto vindo aí: confira a evolução das camisas 1 do Fla no século

De acordo com o site "Sofascore.com", o Fla é o clube que mais acumula "grandes chances perdidas": 82, ao todo. A média é de 2.4 por partida. E o Rubro-Negro necessita de 6.4 chutes para marcar um gol, além de converter 31% das chances criadas. No ano do hepta, a porcentagem de conversão era 47%, por exemplo. Veja o gráfico a título de comparação:

Comparação do Fla de 2019 com o atual (Foto: Divulgação / SofaScore)

Mesmo sem a eficiência de outrora, o Flamengo possui o ataque mais positivo da edição atual: 63 gols marcados. E, para ser campeão antecipadamente, terá que superar o Corinthians e o Internacional nas próximas rodadas, sendo que o Inter possui a melhor defesa do Brasileirão, com 33 gols sofridos.

TRIO É APOSTA PARA DECIDIR 

O mantra é pensar "jogo a jogo", conforme destacou Arrascaeta. E será essencial para o Fla que o uruguaio, Bruno Henrique e Gabigol, sobretudo, já que é quem mais desperdiça chances no Brasileirão, acentuem a sua efetividade neste período de "gás final". 

Em parceira com a nossa reportagem, o Sofascore também disponibilizou números atuais de conversão de chances de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabi em comparação aos deles próprios em 2019, o ano quase perfeito para o Flamengo. Veja abaixo:

ARRASCAETA 

Arrascaeta chegará a 100 jogos pelo Fla (Foto: Divulgação / SofaScore)
Mapa de calor e mais números do meia (Foto: Divulgação / SofaScore)

BRUNO HENRIQUE

BH tem 20 gols na temporada (Foto: Divulgação / SofaScore)
Mapa de calor e mais números de BH (Foto: Divulgação / SofaScore)

GABIGOL

Gabigol é o artilheiro do Fla: 25 gols (Foto: Divulgação / SofaScore)
Mapa de calor e mais números de Gabi (Foto: Divulgação / SofaScore)

O trio citado acima está no top-3 de assistências do Fla na temporada: Gabigol e Arrascaeta com 12, enquanto Bruno Henrique tem 10. Ou seja, é um reflexo da boa participação coletiva dos astros, que, indiscutivelmente, têm tudo para serem protagonistas do octa ao afiar a pontaria nas próximas "decisões". 

CHANCES DE TÍTULO E TABELA

Depois do tropeço do líder (derrota para o Sport, na quarta-feira), as chances de título para o Fla aumentaram para 40%, de acordo com o matemático Tristão Garcia (via site Infobola). O Inter está com 54%. Veja mais aqui.

+ Fla na cola do Inter: confira a tabela completa do Brasileirão

E, agora, em busca de assumir a liderança e aumentar ainda mais as chances de título, o Flamengo volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para encarar o Corinthians, no Maracanã. A partida será válida pela 36ª rodada do Brasileirão e terá transmissão em Tempo Real do L!.