Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Nenhum clube brasileiro tem ideia de como internacionalizar a marca’

Flamengo irá receber seleções no Ninho do Urubu e na Gávea durante os Jogos Olímpicos e busca estratégias para internacionalizar a marca. Membro da Academia L! opina

O Ninho vai receber as seleções de futebol masculino da Argentina e a feminino do Brasil (Foto: Divulgação/Flamengo)
Escrito por

O Flamengo vai receber em suas instalações algumas seleções durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A Gávea terá a presença das times dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. Já o Ninho do Urubu receberá a seleção masculina de futebol da Argentina, e a seleção feminina de futebol do Brasil.

O clube busca formas de internacionalizar sua marca através de estratégias de marketing. Especialista no assunto e colunista do LANCE!, Amir Somoggi não acredita que as ações podem surtir grandes efeitos.

- A ideia é boa mas não vai mudar em nada a dimensão doméstica do clube. Já fizeram isso em outras oportunidades e não mudou nada. O Fla é desconhecido do mundo do futebol e assim permanecerá como os demais clubes brasileiros.

Amir, do blog Marketing & Economia da Bola, ainda ponderou que os clubes brasileiros tem grande problema em encontrar formas de expandir seus nomes e deu uma opinião de qual seria a melhor forma para realizar isso.

- Nenhum deles tem a menor ideia de como internacionalizar a marca. Estão cada vez mais distantes de serem clubes globais. Muito pelo contrário. Quanto mais o futebol mundial se globaliza mais para trás ficam os clubes brasileiros. A solução seria montar um projeto sério de internacionalização como todos os gigantes da Europa fizeram. Sem planejamento, essas ações não tirarão o clube de seu âmbito doméstico - completou.