Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mentor no Canadá: Gilberto destaca tempo com Julio Cesar em Toronto

Atacante com passagens pelo São Paulo, Vasco e Internacional, foi companheiro do goleiro na breve passagem pela Major League Soccer e destacou a importância do ídolo

Gilberto Atuou com Julio Cesar no Canadá (Divulgação)
Escrito por

Para ficar em atividade para disputar a Copa do Mundo, o goleiro Julio Cesar acertou uma rápida transferência, por empréstimo, para o Toronto FC , do Canadá, em 2014. Ali, o técnico Luiz Felipe Scolari manteve sua opção um ano antes na Copa das Confederações e confirmou o arqueiro como titular no Mundial no Brasil. E quem jogou com Julio nos tempos de Major League Soccer, destaca a importância de tê-lo com companheiro.

E este é o caso do atacante Gilberto, ex-São Paulo, Vasco e Internacional, e que hoje defende as cores do Yeni Maltyaspor, da Turquia. Em sua primeira passagem longe do Brasil, em Toronto, o atacante encontrou ninguém mais ninguém menos do que o arqueiro. Ídolo do futebol e a quem Gilberto considera um verdadeiro mentor.

- Foi meu primeiro ano fora do Brasil, e vejo ele foi o mentor para mim. Me ensinou bastante coisas. Tava me estressando muito no começo. Não sabia como as coisas eram fora, a realidade, e ele me mostrou muita coisa. Me ensinou a ser uma pessoa e um profissional melhor. Aprendi que deveria chegar dentro horário. Ser o primeiro a entrar e o último a sair, como ele era. Mostrou que fazia bem a mim e ao clube - comentou o atacante, ao Lance!

Fora de campo, a convivência era ainda melhor. Gilberto era presença constante na casa da família de Julio Cesar e vice e versa. Tanto que o atacante leva consigo um enorme carinho por todos que fizeram parte deste momento no Canadá. Para ele, se não fosse o goleiro, a adaptação não seria fácil.

- Convivia demais ao lado dele. Passava na casa dele e brincava muito com o filho dele, jogando video game. Só lembranças maravilhosas, principalmente da época que ele ficou. Aí ele foi para a Copa e saiu - relembra, comentando a importância fora de campo do goleiro:

- Aprendi demais. Ele sempre passando tranquilidade e a liderança. Só de estar ali, ele representava bastante. Falei muito para ele lá que era muito fã e conhecer a família dele e ele me deixou mais fã. É um cara que merece tudo que conquistou e sem dúvidas nessa nova etapa vai ser muito feliz.

Questionado sobre quem é o goleiro, um dos maiores ídolos da história do Flamengo, e um dos melhores goleiros do Brasil de todos os tempos, Gilberto esmiuçou o caráter do eterno camisa 12.

- Ele é gênio, muito acima da média. Um cara excepcional, um líder, que não precisa falar tanto, quando fala, sempre tem coisas boas a dizer. Gosta muito de ajudar. Principalmente as pessoas mais novas, que ele vê que precisa de ajuda, ele sempre chama para perto dele. Faz por aqui que é importante. E foi assim que fiquei amigo dele e levo para sempre esse carinho - completou.

No futebol canadense, Julio Cesar atuou em apenas sete partidas e foi se aventurar em Portugal. Contudo, o pouco tempo por lá, foi fundamental para a adaptação de Gilberto. O atacante depois ainda atuou nos Estados Unidos, pelo Chicago Fire. E Julio foi seu verdadeiro mentor.