Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo: Dorival busca manter marca extraordinária em torneios sul-americanos nesta temporada

Rubro-Negro encara o Vélez Sarsfield, nesta quarta-feira, às 21h30, no José Amalfitani. O estádio tem capacidade para quase 50 mil pessoas - considerado um verdadeiro 'alçapão'

Dorival Júnior tme excelentes números em competições sul-americanas na temporada (Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Embalado na temporada, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 21h30, para medir forças com o Vélez Sarsfield, no Estádio José Amalfitani, conhecido como El Fortín. Na primeira semifinal da Libertadores, o técnico Dorival Júnior terá pela frente o primeiro adversário argentino desde que assumiu o comando do clube carioca.

+ Saiba quanto o Flamengo irá receber com a transferência de Lucas Paquetá para o West Ham

Acostumado com o Maracanã lotado, o Flamengo enfrentará um cenário diferente nesta quarta. O estádio do Vélez é menor e tem capacidade para quase 50 mil pessoas - sendo considerado um verdadeiro "caldeirão". No duelo entre as duas equipes na edição de 2021, o time da Gávea saiu com a vitória por 3 a 2, sob o comando de Rogério Ceni. Na volta, no Rio de Janeiro, um empate sem gols.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Nas duas fases anteriores, Dorival Júnior esteve à frente da equipe nos duelos contra Tolima e Corinthians. Dessa vez, Dorival enfrentará um clima mais hostil com a proximidade da torcida com o gramado, que dá um toque de "alçapão".

O treinador, porém, tem números que impressionam em torneios sul-americanos nesta temporada. Ainda no comando do Ceará, pela Copa Sul-Americana, o técnico fez com que sua equipe garantisse a vaga nas oitavas de finais com uma campanha irretocável. Foram seis vitórias, dezessete gols marcados e apenas um sofrido.

O destaque da campanha ficou por conta dos dois triunfos sobre o Independiente. Em Avellaneda, o Vozão não tomou conhecimento do adversário e emplacou 2 a 0 com gols do meio-campista Rodrigo Lindoso e do atacante Mendoza.

+ Escalação: veja como o Flamengo irá enfrentar o Vélez na Libertadores


Com isso, o Alvinegro estabeleceu a melhor campanha da história da competição no atual formato e foi a primeira vitória de uma equipe nordestina em território argentino. Antes disso, Sport, Bahia, CSA, Vitória e Bahia tiveram desafios em terras hermanas, mas não saíram vitoriosos.

Em sua chegada ao Flamengo, Dorival Júnior estabeleceu a estratégia de duas escalações diferentes nas três competições em que disputa. Sendo assim, os titulares atuam nas Copa (Libertadores e do Brasil), enquanto os reservas têm mais chances entre os onze no Brasileirão. O comandante, então, esteve à frente da equipe em quatro jogos, todos com vitória.

Nas oitavas de finais, o Rubro-Negro abriu boa vantagem contra o Tolima, na Colômbia, ao vencer por 1 a 0. Na volta, com o Maracanã lotado e um show de Pedro, a equipe aplicou a maior goleada desta edição com um emblemático 7 a 1. Diante do Corinthians, o time teve mais dois resultados positivos com muita tranquilidade.

+ Com estilo simples e seguro, Santos se consolida no gol do Flamengo e alcançará marca importante

Nesta quarta, os comandados de Dorival darão o primeiro passo para mais uma final da Copa Libertadores. Para isso, a equipe aposta no bom retrospecto não só do time nesta edição, como do treinador na temporada. A conjunção de fatores, assim como o entrosamento e embalo do time serão essenciais para que supere a pressão da torcida adversária - que promete casa cheia.

CONFIRA O DESEMPENHO DE DORIVAL JÚNIOR EM COMPETIÇÕES SUL-AMERICANAS NESTA TEMPORADA

1 - Flamengo 1x0 Corinthians - Quartas da Copa Libertadores
2 - Corinthians 0x2 Flamengo - Quartas da Copa Libertadores
3 - Flamengo 7x1 Tolima - Oitavas da Copa Libertadores
4 - Tolima 0x1 Flamengo - Oitavas da Copa Libertadores
5 - Independiente 0x2 Ceará - Copa Sul-Americana
6 - Ceará 6x0 General Caballero - Copa Sul-Americana
7 - Ceará 3x0 La Guaira - Copa Sul-Americana
8 - General Caballero 0x2 Ceará - Copa Sul-Americana
9 - La Guaira 0x2 Ceará - Copa Sul-Americana
10 - Ceará 2x1 Independiente - Copa Sul-Americana

10 jogos e 10 vitórias
- 6 pelo Ceará
- 4 pelo Flamengo
- 28 gols marcados
- 2 gols sofridos