Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com time alternativo, Flamengo decide na bola parada e mostra evolução defensiva com Dorival

Equipe foi eficiente nas bola paradas e praticamente selou o triunfo ainda no primeiro tempo. Mesmo com alterações, defesa pouco sofreu e mostra força para sequência do ano

Arrascaeta só entrou no segundo tempo, quando o Flamengo já tinha resolvido o duelo (Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Desde a chegada de Dorival Júnior, o Flamengo faz uma 'corrida de recuperação' no Brasileirão. Sob o comando de Paulo Sousa, a equipe deixou pontos importantes pelo caminho e se distanciou do pelotão de frente. Para isso, os cariocas iniciaram uma sequência de quatro jogos contra equipes da parte de baixo da tabela e fizeram o dever de casa diante do Coritiba. 

+ ATUAÇÕES: Reservas dão conta do recado e Diego volta a marcar em vitória do Flamengo

TIME ALTERNATIVO PARA AGUENTAR CALENDÁRIO

Com um calendário intenso, Dorival colocou em campo apenas três titulares da emblemática vitória sobre o Atlético-MG: Santos, Pedro e João Gomes. Os dois jogadores de linha também sentiram o desgaste e não atuaram durante os 90 minutos sendo substituídos na etapa final.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro 

Em campo, apesar do time alternativo e repleto de reservas, os cariocas tiveram tranquilidade e controlaram o Coxa durante os 90 minutos. O time do Alto da Glória não esboçou reação e só levou perigo à meta rubro-negra com o jogo já resolvido. No fim, Alef Manga acertou a trave de Santos. 

BOLA PARADA RESOLVE E CAPITÃO DESENCANTA

O caminho das pedras ficou evidente desde o primeiro minuto. A defesa do Coxa teve muita dificuldade em bloquear as jogadas de bola parada, e foi por ali que o Rubro-Negro abriu o placar. Aos 12, Lázaro cobrou escanteio, com categoria, na cabeça de Gustavo Henrique. O zagueiro colocou a bola no fundo da meta defendida pelo velho conhecido: Muralha. 

+ Dorival confirma que Everton Cebolinha deve estrear na quarta; Vidal passará por recondicionamento

Nove minutos depois, mais uma cobrança certeira. Marinho bateu na bola, e Pedro deu um toque de cabeça que tirou toda defesa do Coxa da jogada. O capitão Diego Ribas só teve o trabalho de empurrar para uma baliza que já marcou sua carreira. Foi naquele mesmo gol, que o meia fez o seu primeiro tento com a camisa rubro-negra.

Em 2016, o meia estufou a rede na vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, também no Mané Garrincha. Neste sábado, depois de 153 dias, Diego encerrou o jejum de gols e fez uma boa partida. A última vez em que havia marcado foi na goleada por 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu, no Carioca deste ano, em 13 de fevereiro. 

SISTEMA DEFENSIVO CADA JOGO MAIS CONSISTENTE

Na etapa final, Dorival mexeu no time e colocou alguns titulares como Everton Ribeiro e Arrascaeta. Vitinho também entrou, mas mesmo centralizado não conseguiu render e foi vaiado. O Coritiba, por sua vez, tentou ter mais qualidade na articulação com Régis, mas a defesa dos donos da casa foi um dos pontos altos da vitória. 

Mesmo com alterações de peças, o sistema teve uma atuação consistente. Foram poucos erros, como na recomposição de Marinho, que deixou Egídio livre no fim do primeiro tempo. No entanto, no geral, a evolução é nítida a cada jogo e ver o time sofrer pouco enche o torcedor de esperança para a sequência do ano. 

+ Santos exalta trabalho de Dorival Júnior e ressalta evolução defensiva do Flamengo: 'No caminho certo'

A linha de quatro jogadores era totalmente diferente da última quarta. Matheuzinho, Pablo, Gustavo Henrique e Ayrton Lucas atuaram juntos também na vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro. Esse detalhe mostra que o  trabalho de Dorival tem fundamento, e a força do elenco é colocada à prova nesses momentos. 

A partir de quarta, contra o Juventude, os reforços poderão estar em campo. A tendência é que Everton Cebolinha seja o primeiro a ser utilizado e aos poucos tentar ser o substituto ideal de Bruno Henrique, que só volta ano que vem. Depois do time gaúcho, o Flamengo terá Avaí e Atlético-GO para tentar embalar de vez e ainda sonhar com o título.