Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Peñarol (URU)
escudo default
0
0
escudo default
Flamengo

Fla empata com Peñarol e avança às oitavas da Libertadores em primeiro

Com um homem a menos desde os 18 minutos do segundo tempo, Rubro-Negro resistiu à pressão dos uruguaios e segurou a igualdade em 0 a 0, que garantiu a classificação

Flamengo está classificado para as oitavas da Libertadores (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Xô, zebra! O Flamengo está na fase de grupos da Libertadores. Com drama até o último minuto, o Rubro-Negro garantiu a classificação para as oitavas do torneio continental em primeiro lugar no grupo D ao empatar em 0 a 0 com o Peñarol, na noite desta quarta-feira, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, pela rodada final da etapa classificatória.

Com a vitória da LDU por 4 a 0 sobre o San José, em Quito, os equatorianos, o Fla e o Peñarol terminaram com dez pontos. A classificação foi definida no saldo, com a LDU avançando em segundo, com dois gols a mais que o time aurinegro.

Não se intimidou
O estádio Campeón del Siglo lotado e a torcida uruguaia que cantava sem parar criaram um ambiente intimidador para o Flamengo em Montevidéu. O Rubro-Negro, entretanto, não se fez de rogado e conseguiu controlar bem a partida, sem levar sufoco do Peñarol, além de criar as melhores oportunidades. Logo no primeiro minuto, Gabigol perdeu um gol incrível, cara a cara com Dawson, após passe açucarado de Arrascaeta.

Faltou pontaria
Precisando apenas de um empate para garantir a classificação, o Fla dominou o jogo, com mais posse de bola e criando várias oportunidades de abrir o placar. Gabigol, duas vezes, Bruno Henrique e Willian Arão desperdiçaram. Everton Ribeiro, muito bem na partida, articulava as melhores jogadas ofensivas. Do lado uruguaio, o destaque de um time pouco criativo, que abusava das bolas aéreas, foi o jovem Brian Rodríguez, de apenas 18 anos, que chegou com perigo duas vezes nos 45 minutos iniciais.

Drama
O time de Abel Braga manteve a intensidade no início da segunda etapa e foi com tudo para cima do Peñarol e teve uma chance atrás da outra com Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. O cenário, no entanto, começou a se inverter aos 18 minutos, quando Pará foi expulso por falta em Rodríguez. Quase simultaneamente, em Quito, a LDU abria 2 a 0 sobre o San José, resultado que eliminava o Peñarol e deixava o Fla à beira do precipício, em caso de derrota. 

Pressão Uruguaia
Precisando desesperadamente da vitória e com um homem a mais, o Peñarol passou a pressionar com o apoio da torcida, que transformou o estádio em um verdadeiro caldeirão. O Rubro-Negro se fechou e resistiu bravamente por 32 minutos. Em um contra ataque nos acréscimos, Vitinho, que acabara de entrar, teve a chance de definir a partida, mas chutou em cima de Dawson. Por sorte, o gol perdido não fez falta para a classificação rubro-negra.

FICHA TÉCNICA
PEÑAROL (URU) 0 X 0 FLAMENGO


Data/Hora: 08/05/2019, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, Uruguai
Gramado: Bom
Público/Renda: não divulgado
Árbitro: Roberto Tobar (CHI) Nota L! - 6,5 - controlou bem a partida e acertou nas expulsões
Assistentes: José Retamal (CHI) e Claudio Rios (CHI)
Cartões amarelos: Giovanni González (PEN); Pará (FLA)
Cartões vermelhos: Trindade, 50'/2ºT e Giovanni González, 50’/2ºT(PEN) e Pará, 18’/2ºT (FLA)

PEÑAROL: Dawson; Giovanni González, Formiliano (Trindade, 31’/2ºT), Lema e Lucas Hernández; Guzmán Pereira, Gargano (Canobbio, 27’/2ºT) e Cristian Rodríguez; Darwin Núñez (Gabriel Fernández, intervalo), Viatri e Brian Rodríguez. Técnico: Diego López.

FLAMENGO: César; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Vitinho, 29’/2ºT); Gabriel (Diego, 35’/2ºT) e Bruno Henrique (Rodinei, 23’/2ºT). Técnico: Abel Braga.