Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filipe Luís ‘mentor’ e disciplina: os fatores que explicam a ascensão de Ayrton Lucas no Flamengo

Lateral de 38 anos passa apoio constante ao companheiro e faz a diferença nos bastidores

Filipe Luís posa ao lado de Ayrton Lucas e Fabrício Bruno após título da Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Entre grandes nomes no elenco, Ayrton Lucas é destaque do Flamengo em 2023. O lateral tomou conta da posição após contusão de Filipe Luís e virou peça-chave no esquema de três zagueiros de Vítor Pereira. Válvula de escape no ataque e incansável na defesa, o camisa 6 vive o melhor momento da carreira e segue os passos, justamente, do companheiro mais experiente. 

+ Com novidade na delegação, Flamengo embarca para Quito de olho na estreia da Libertadores

O LANCE! apurou que, mesmo perdendo a posição, Filipe Luís tem sido fundamental no processo de confiança de Ayrton Lucas. A dupla desenvolveu uma amizade ainda mais próxima desde a final da Libertadores e, com a idade avançada, Filipe passou as "manhas" do setor para o camisa 6. 

RELAÇÃO COM FILIPE

Desde que chegou ao Flamengo, Filipe Luís é considerado uma das lideranças no elenco. Calmo, sereno e muito "querido", o lateral esquerdo foi titular ao longo das últimas temporadas, mas, com idade mais avançada e algumas lesões complicadas no fim do ano passado e início deste ano, perdeu a posição para Ayrton Lucas. 

A relação entre Filipe e Ayrton é excelente, e vai muito além dos treinos. Assim como com Gerson, embora não tenha a mesmo tempo de casa, o camisa 16 está sempre conversando e procurando o melhor conselho para o companheiro. Como mencionado, a dupla já era próxima antes, mas a atuação na final da Libertadores, após a saída do "querido", como é carinhosamente chamada, fez com que o carinho se tornasse ainda maior. 

+ Entenda a programação do Flamengo para a estreia na Libertadores

- E ele (Ayrton) me ajudou muito, porque cada vez que ele jogava, subia o nível. E eu precisei subir meu nível. Subimos juntos, com muita lealdade, sempre um ajudando o outro. Queira ou não, coloquei ele numa fogueira. Essa é a realidade. Ele entrou em uma fogueira e foi fundamental para nossa vitória - disse, após a decisão em Guayaquil. 

Gerson e Filipe Luís também têm grande amizade no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

TREINOS INTENSOS E CONFIANÇA DE VÍTOR PEREIRA

Apesar do "empurrãozinho" do companheiro, a ascensão de Ayrton Lucas também tem muito a ver com seu desempenho nos treinamentos. Desde que chegou ao Flamengo, Vítor Pereira está encantado com o poder ofensivo e de recomposição do lateral, que só não foi titular em três das 18 partidas do Rubro-Negro em 2023. 

É justamente essa disciplina que fez o camisa 6 sair na frente e encaixar perfeitamente no esquema de Vítor Pereira. Atuando como ala, o jogador pode se doar mais no campo de ataque, onde fica mais à vontade, mas também tem a possibilidade de fazer coberturas, sempre mostrando sua velocidade. 

Por isso, a compra em definitivo de Ayrton, após empréstimo de seis meses junto ao Spartak de Moscou, é considerada um dos grandes acertos desta janela. Em período que o Flamengo não conseguiu trazer muitos reforços, o esforço para manter o lateral vai se provando fundamental para a sequência da temporada. 

+ Veja a tabela da Copa Libertadores

Filipe Luís e Ayrton Lucas celebram o título da Libertadores (Foto: Reprodução/LANCE!)

Ao todo, Ayrton Lucas já disputou 55 jogos pelo Flamengo, tendo marcado quatro gols e distribuído nove assistências. O lateral está com a delegação rubro-negra em Quito, onde a equipe fará a estreia na Libertadores nesta quarta-feira, diante do Aucas. A partida acontecerá às 19h (de Brasília), no Estádio Gonzalo Polo Rispaldo.