Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De eliminações à sequência imbatível: Rogério Ceni completa 6 meses no Flamengo; veja números

Técnico foi apresentado no dia 10 de novembro. Hoje, seis meses depois, vive ótima fase e está perto de ver o clube assegurar uma vaga antecipada às oitavas da Libertadores

Lá se vão 33 jogos e uma intensa montanha-russa: Ceni chegou ao Fla há seis meses (Foto: Alexandre Vidal / CRF)
Escrito por

No dia 10 de novembro de 2020, Rogério Ceni aterrissou no Ninho do Urubu em meio a um turbilhão de responsabilidades: jogos decisivos nos mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores e pressão pela arrancada no Brasileiro. E, entre pesados revezes iniciais e a fase atual de glórias, o treinador completa seis meses, nesta segunda-feira, desde que foi apresentado como técnico do Flamengo.  

Até sagrar-se octacampeão brasileiro, o Flamengo de Ceni penou. Foi eliminado de ambos os torneios citados acima, para São Paulo (nas quartas) e Racing (nas oitavas), respectivamente, e num intervalo de 13 dias. Restara o Brasileirão para a redenção e, por que não, manutenção do trabalho. 

O começo desta temporada também tem colaborado significativamente para Rogério Ceni cair nas graças da torcida. Além do título da Supercopa do Brasil sobre o Palmeiras, o Fla vem de uma sequência de seis vitórias consecutivas, algo que não ocorria desde a Era Jorge Jesus (ou março de 2020).

- Esse time atua muito parecido com que eu trabalhava em 2019, mas não aqui (em relação ao Fla de Jesus). É o jeito que eu sempre joguei, com um lateral de armação, não um volante de marcação. Mas buscando qualificar cada vez mais a saída de jogo. Fico feliz com uma comparação boa, porque é um grande momento do Flamengo - falou Ceni, em recente coletiva, emendando:

- O estilo de jogo que o Flamengo joga hoje é mais do que eu entendo sobre futebol. Não me baseio muito no passado. Fico feliz só de ter uma comparação com um cara tão vitorioso e que teve uma história aqui no Flamengo. Que a gente possa acumular mais uma vitória. Dessas vitórias, três foram na Libertadores. E acho que isso é um peso maior nessas seis vitórias seguidas.

Ceni: 'É um grande momento do Flamengo'




De fato, a sequência ganha em notoriedade pois colaborou para encaminhar a vaga antecipada do Fla às oitavas da Libertadores e assegurar a da decisão da Carioca após duas goleadas sobre o Volta Redonda.

Com bastante mérito em implementações, como Willian Arão na zaga e Diego Ribas como volante, além do constante espaço dado ao promissor João Gomes, a "mão" de Ceni vive um período de alta, e o treinador colhe o clima agradável no vestiário. A brincadeira de Gabigol ao ser substituído no último sábado, por exemplo, reflete isso - e contrasta com o período em que o centroavante fazia questão de externar a sua insatisfação com o comandante. São tempos de paz.

Ceni e Gabigol: relação de sucesso (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

+ Veja a tabela completa da Libertadores

Agora, o Flamengo de Rogério Ceni volta os holofotes para a Libertadores, quando, nesta terça-feira, às 21h30, visita o Unión La Calera, pela quarta rodada do Grupo G. Uma vitória garante a vaga nas oitavas.

NÚMEROS DE CENI PELO FLAMENGO

Jogos: 33
Vitórias: 19
Empates: 7
Derrotas: 7
Aproveitamento: 64,6%
Títulos: Brasileiro, Supercopa do Brasil e Taça Guanabara

ARTILHEIROS DA ERA ROGÉRIO CENI

Gabigol - 22 gols
Arrascaeta - 10 gols
Pedro - 9 gols
Bruno Henrique - 8 gols
Vitinho - 4 gols
Willian Arão - 3 gols
Everton Ribeiro, Isla, Gerson e Michael - 2 gols
Filipe Luís, Pepê, Gustavo Henrique e Diego - 1 gol

JOGADORES QUE MAIS ATUARAM COM CENI

- Arrascaeta / Bruno Henrique / Everton Ribeiro / Vitinho (30 jogos)
- Gerson (28 jogos)

- Rogério Ceni utilizou 37 jogadores diferentes em 33 jogos pelo Flamengo